terça-feira, 13 de maio de 2014

VIDA É MOVIMENTO! Informação oportuna.

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2014/05/1451662-novas-terapias-adotadas-em-utis-aceleram-a-recuperacao - F O N T E

Novas terapias adotadas em UTIs aceleram a recuperação de pacientes

PUBLICIDADE
Uso de anabolizantes, caminhadas mesmo com ventilação mecânica e sedação mínima são algumas das novas medidas que vêm sendo adotadas dentro de UTIs para melhorar a qualidade de vida do paciente após a alta.
Estudos mostram que mais de 90% das pessoas que passam pela UTI sobrevivem. Mas aquelas que ficam um mês sob cuidados intensivos podem levar anos para retomar a vida normal.
Além das sequelas do problema que levou o paciente à UTI, muitas medidas ali adotadas afetam a recuperação.
Hoje discute-se o uso de anabolizantes como forma de auxiliar a recuperação da massa muscular. Estudos mais recentes mostraram que hormônios bioidênticos, em doses pequenas, podem trazer alguns benefícios.
"Um hormônio derivado da testosterona tem auxiliado pacientes com doença pulmonar crônica a sair mais facilmente do respirador artificial", diz o médico intensivista Paulo Ribeiro, do Hospital Sírio-Libanês.
Mas ainda não há evidência científica das vantagens do uso de anabolizantes nessas circunstâncias.
A diminuição da sedação dos pacientes entubados na UTI é outra tendência que vem se consolidando. Antes, a prática corrente era a sedação total. Hoje, sabe-se que quanto menos o doente ficar sedado, mais rápido o cérebro voltará a funcionar.
"A tendência é sedar o mínimo possível para que a pessoa possa relatar dor ou pedir para mudar de posição", explica Antonio Capone Neto, coordenador médico de cuidados intensivos do Hospital Israelita Albert Einstein.
A sedação mais leve ainda reduz as chances de o paciente ter "delirium", um estado de confusão mental que pode continuar após a alta.
A sedação e outras drogas usadas na UTI também têm um impacto sobre a junção da musculatura com o nervo, explica Paulo Ribeiro.
CAMINHADAS
Em Toronto, no Canadá, há hospitais que colocam pacientes ainda dependentes de ventilação mecânica para andar em esteira na UTI.
Hospitais como o Einstein e o Sírio-Libanês também estimulam pacientes da UTI a caminhar pelo quarto ou no corredor, quando possível.
"Ainda é uma operação complicada com aqueles fios e tubos, mas estamos aprendendo. Quanto antes tirarmos o paciente do leito, melhor", diz Capone Neto.
Para a fisioterapeuta Raquel Xavier, do Hospital das Clínicas da USP, o primeiro passo é colocar o paciente da UTI sentado na cama.
"Ainda temos hospitais que mantêm o paciente deitado o tempo todo. Além de causar a perda muscular, isso leva ao acúmulo de secreção no pulmão."
Para que essa e outras medidas se expandam a mais hospitais do país, especialistas defendem uma mudança na cultura hospitalar, com equipes multidisciplinares afinadas e espaços maiores.
"Antes, nossa preocupação na UTI era a de que o paciente sobrevivesse a qualquer custo. Agora sabemos que não adianta ele sobreviver e ficar enjaulado dentro do próprio corpo", diz Ribeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.