quarta-feira, 21 de maio de 2014

Abordagem da pessoa idosa fragilizada em saúde - adequada!

Hospital de São Paulo inaugura primeiro pronto-socorro para a terceira idade

PUBLICIDADE
Pesos nas pernas e braços, óculos que distorcem a visão, aparelhos auriculares que diminuem a audição, uso de andadores e cadeiras de roda.
Tudo isso está sendo usado em um treinamento inusitado em que funcionários de um hospital aprendem, na pele, o que é ser velho.
O treino acontece no Hospital do Servidor Público estadual, em São Paulo, que inaugura nesta segunda (19) o primeiro pronto-socorro totalmente adaptado à terceira idade. Hoje, 60% dos pacientes ali internados são idosos.
Com a reforma do hospital, de R$ 146,7 milhões, o PS está maior e ganhou espaços adaptados, como pisos antiderrapantes, portas de correr para facilitar o acesso de cadeiras e macas e camas com quatro motores que reduzem o risco de quedas dos idosos.
Segundo Latif Abrão Junior, superintendente do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), além da reforma física que deve desafogar o atendimento no PS, todos os funcionários passaram por treinamento. "Vamos dar um atendimento mais adequado ao idoso", diz ele.

Hospital para Idosos

  Ver em tamanho maior »
Davi Ribeiro/Folhapress
AnteriorPróxima
Funcionários do Hospital do Servidor Público estadual, em São Paulo, testam o primeiro pronto-socorro totalmente adaptado à terceira idade
O médico Alexandre Kalache, especialista na área do envelhecimento e que presta consultoria ao Iamspe, afirma que a ideia é que o hospital funcione como um laboratório de como deve ser o atendimento ao idoso.
"Pela grande quantidade de idosos que o Iamspe atende hoje, ele representa o perfil de população que o país terá daqui a 20, 30 anos", diz.
Para Kalache, não basta as instituições investirem apenas em adaptações físicas voltadas aos idoso.
"É preciso mudar a cultura do cuidado, aprender a escutar o idoso e o seu cuidador. Todos os médicos devem aprender isso. Eles não terão mais como fugir dessa população como fazem hoje."
Segundo Abrão Junior, o hospital do servidor também ganha, até dezembro, um centro de saúde do idoso, que terá serviço de reabilitação, área de lazer, cozinha experimental e um anfiteatro.
Além do hospital do servidor, o Iamspe possui 17 postos de atendimento próprios no interior paulista. 
F O N T E :http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2014/05/1456116-hospital-de-sao-paulo-inaugura-primeiro-pronto-socorro-p

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.