terça-feira, 20 de maio de 2014

Saúde alimentar = saúde da sua mente

Glúten: indigerível e nutricionalmente inútil!


21/11/2013
Dra. Vikki Petersen

Tradução: Raquel Benati

Na semana passada tivemos algumas apresentações maravilhosas por muitos dos principais pesquisadores do glúten do mundo no evento "Glúten eSummit". Se perdeu as entrevistas, eu quero compartilhar com você algumas das jóias que foram compartilhadas.

Neste post eu queria compartilhar com vocês o que o Dr. Alessio Fasano teve a dizer quando entrevistado. Eu sempre chamado Dr. Fasano de "meu herói" e nada mudou nesse sentido.

Você notou o título desta postagem? Enquanto a notícia principal ainda não é de que o glúten é indigesto, vale a pena repetir até que  nossa população entenda que não é a "chave" do sucesso nutricional que muitos acreditam.


7 Mitos e Fatos sobre o glúten pouco conhecidos

Vejamos alguns argumentos comuns levantadas contra aqueles que evitam o  glúten e combatê-los com os fatos como os conhecemos:

Mito: trigo sempre foi usado. Claro que deve ser bom para nós!

FATO: Para 99,9% da nossa evolução, nossos ancestrais foram sem glúten. Nós não evoluímos para digerir o glúten. Ele só chegou 10.000 anos atrás.

♦ ♦ ♦

Mito:  Trigo ancião  foi  'bem' e não causou nenhum problema. É o trigo moderno que está criando problemas de saúde.

FATO: A declaração acima não é completamente falsa, particularmente no que se refere a problemas com o trigo moderno, mas vamos acabar com isso. O glúten como uma proteína é indigerível, devido à sua composição ímpar de quantidades elevadas de aminoácidos prolina e glutamina. A composição ou seqüenciamento desses aminoácidos, literalmente, é irreconhecível para nossas enzimas, que nós (todos os seres humanos, e não apenas aqueles de nós que são intolerantes ao glúten) é incapaz de digeri-lo adequadamente. A qualidade indigerível do glúten tem sido sempre o caso, independentemente de quão antigo o seu cultivo.

No entanto, o que é verdade é que o trigo moderno é pior. Segundo o Dr. Fasano, a quantidade de glúten por peso seco de grãos tem vindo a aumentar ao longo do tempo - é o dobro em poucos séculos. O resultado é que a natureza não digerível do grão piorou. Glúten agora engloba 30-40% do conteúdo total de proteína do trigo, quando, no passado, era a metade disso.

É claro que o recente problema do  trigo trasngênico acrescenta ainda um outro risco para a saúde, mas falarei sobre transgênicos em um post futuro.

♦ ♦ ♦

Mito: Uma dieta sem glúten pode ser perigoso, pois cria deficiências nutricionais.

FATO: De acordo com o Dr. Fasano, esta é uma citação direta: "O glúten é nutricionalmente inútil. Nós evoluímos como espécie sem glúten." Aqueles que alertam que uma dieta livre de glúten é perigosa, citam a falta de fibras e vitaminas, substâncias que são prontamente e mais beneficamente substituídas em uma dieta realmente saudável, independentemente do seu estatuto sem glúten. O fato de que muitosamericanos não consomem uma dieta saudável é uma questão diferente. Mas culpar a falta de glúten como um componente da desnutrição, é temerário e falso.

♦ ♦ ♦

Mito: A genética determina as doenças que temos. Se está em seus genes e árvore genealógica, não há muito que você possa fazer sobre isso.

FATO: De acordo com o Dr. Fasano é o ambiente que influencia nossa genética, seja para  expressar uma doença ou dela permanecer dormente. E o intestino é o lugar onde a genética e o ambiente se encontram. Quando se trata de meio ambiente, não significa apenas sua dieta. Além do glúten e outras sensibilidades alimentares, os problemas também surgem do uso excessivo de antibióticos, poluição, produtos químicos, alimentos transgênicos e organismos infecciosos.

No entanto, nenhuma dessas coisas pode criar problemas se não tivermos problemas de permeabilidade em nosso intestinol. Os problemas de saúde que resultam de um intestino permeável incluem:
• alergias alimentares
• doenças autoimunes
• inflamação (conhecida para iniciar todas as doenças degenerativas)
• AVC
• câncer
• Doença de Alzheimer
• e muito mais.

Sim, o Dr. Fasano concorda comigo que a doença autoimune, muitas vezes começa a partir de um intestino permeável. Ele considera que estamos no meio de uma epidemia de doenças autoimunes, tais como asma, diabetes, esclerose múltipla, artrite reumatóide e doença celíaca . Esta epidemia, diz ele, foi tomando forma ao longo dos últimos 40 a 50 anos como o nosso estilo de vida tem ficado cada vez menos saudável, resultando em saúde do intestino comprometida.

Mudança genética pode ser responsável por esta "epidemia"? Não, o rápido aumento da doença autoimune se enquadra no ombro do nosso meio ambiente. Os fatos são que a mudança genética leva séculos, não anos. É o nosso ambiente que está mudando e desafiando-nos com substâncias com as quais não podemos manter um equilíbrio adequado.

♦ ♦ ♦

Mito: doença auto-imune é uma doença do sistema imune em que o sistema imunológico fica 'fora de controle' e começa a atacar o corpo. Não há cura para estas doenças, o único tratamento possível é drogas para suprimir o sistema imunológico.

FATO: Embora a Medicina Preventiva (medidas que impedem a manifestação da doença) ultrapasse de longe Medicina Intervencionista (tratamento quando a doença já ocorreu), o Dr. Fasano afirmou que se pode impedir o desenvolvimento de doenças autoimunes, abordando a saúde do intestino, intestino especificamente permeável. A investigação demonstrou que os genes para uma doença podem estar presentes juntamente com o promotor da doença (por exemplo, glúten em doença celíaca) e ainda a doença não se manifestará na presença de um intestino saudável.

O sistema imunológico só fica fora de controle na presença de um intestino não saudável, que permite a passagem de bandidos (de dentro do intestino, onde eles devem ser aniquilados e excretados para fora), para a corrente sanguínea, onde podem começar a sua destruição de várias partes do corpo.

É a perda da função de barreira intestinal rigidamente controlada, que inicia estas doenças, permitindo a passagem perigosa de várias moléculas e substâncias.

♦ ♦ ♦

Mito: celíaca afeta 1% da população. Isso é significativo, talvez, mas certamente não explica a grande quantidade de pessoas (40% da população), que "escolhem" seguir uma dieta livre de glúten e provavelmente estão apenas seguindo uma moda passageira. Não há nenhuma razão médica para o resto da população, ou seja, 99% deles,  comer sem glúten.

FATO: De acordo com o Dr. Fasano, glúten cria um intestino permeável em todo mundo que o come. O glúten ingerido, não é totalmente digerível como mencionamos anteriormente. Uma substância chamadazonulina é liberada, e o resultado é um intestino permeável. A conseqüência do glúten 'vazando' para a corrente sanguínea é irrelevante para 70 a 80% da população - aqueles que não estão reagindo ao glúten. Mas, para 20 a 30% da população, as consequências são muito graves - a doença ou a morte mais cedo, por falta de investigação.

O ponto é que, se 1% da população tem doença celíaca (esse percentual aumenta com o tempo - a taxa dobra a cada 15 anos, de acordo com a pesquisa de Fasano), e em seguida, 29% tem sensibilidade ao glúten, é só você fazer as contas. Pessoalmente digo que a porcentagem é  30% da população, se não mais, mas esta é a primeira vez que eu ouvi o Dr. Fasano fazer essa declaração abertamente.

♦ ♦ ♦

Mito: O glúten cria problemas intestinais. Se a sua digestão parece bem, você não precisa se preocupar com uma reação ao glúten.

FATO: O Dr. Fasano citou que é "redutor" chamar problemas com o glúten de uma desordem relacionada ao sistema gastrointestinal. O trato gastrointestinal é onde o sistema imunológico primeiro encontra o glúten, um inimigo, mas se a reação contra o glúten ocorre lá ou no cérebro, nas articulações, na pele, nos nervos, na tireóide, etc, depende da constituição genética do indivíduo.

O glúten provoca uma grande variedade de sintomas e condições. Portanto, se o seu médico cita o "mito" acima, de que o glúten só está relacionado com problemas no intestino ou ele se recusa a testá-lo para uma reação ao glúten, porque você não tem quaisquer sintomas digestivos, sinta-se livre para mostrar-lhe este post.

Espero que vocês tenham achado esse texto útil. Existem muitos "mitos" sobre glúten e espero que tenha servido para brilhar a luz da verdade em alguns deles. Sinta-se livre para compartilhar com o seu médico, amigos e familiares, especialmente qualquer um que te critica  sobre seu estilo de vida sem glúten.

Fonte:
Dr Vikki Petersen, DC, CCN
Founder of HealthNOW Medical Center Co-author of “The Gluten Effect”
Author of the eBook: “Gluten Intolerance – What you don’t know may be killing you!”
Original:
http://www.healthnowmedical.com/blog/2013/11/21/gluten-indigestible-and-nutritionally-useless/
FONTE: http://dietasemgluten.blogspot.com.br/2013/11/gluten-indigerivel-e-nutricionalmente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.