terça-feira, 27 de maio de 2014

Caso real - depoimento

Minha experiência de consultório registra que este tipo de reação, ou seja, a dificuldade de elaborar o luto de um roteiro de vida já preestabelecido, é muito mais comum do que se pensa, e o gasto energético para manter este rumo já não vigente diminui o campo visual e a percepção de novas perspectivas que podem surgir.

PERDI MEU RUMO, PRECISO RECALCULAR A ROTA


   A infância pobre, que me fez desde os onze anos trabalhar muito para ajudar minha família, não me tirou a vontade de estudar. Muito tempo distante da escola regular lutei por uma vaga na escola secundária, aonde fui líder de classe. Fiquei submissa a uma rotina de muito trabalho, sem sair de casa, sem amigas, entregando todo o salário para a mãe. Depois, no Polivalente, um colega de classe me trazia alegria, achava positivo que ele demonstrasse não ter vícios ( beber e fumar). Eu trazia marcas deste tipo em minhas memórias de família. Foram dois anos de um namoro calmo. Casados, trabalhávamos ambos e fomos construindo nossa vida-nossa casa, duas filhas. Eu tinha uma condição de ganho maior no trabalho, mas isto nunca nos incomodou. Em vinte e cinco anos de união o conforto foi crescente, com viagens e um carro para cada um. Aos poucos fui percebendo mudanças em meu companheiro – muitas mensagens no celular, muito acesso ao Face book, uma súbita preocupação com a forma física, freqüência à academia, nutrólogo – isto aos cinqüenta anos. Eu assistia a tudo meio congelada, sem conseguir entender. Um dia abraçou minhas filhas chorando e disse que ia sair de casa, acrescentado que gostava demais de mim, que sua consideração pela minha pessoa era maior do que ele teria pela própria mãe. Hoje estou com cinqüenta e poucos anos, sou Mariza, fiz faculdade, as filhas têm a vida definida, e ainda não consigo digerir a desconstrução de meu simples sonho de ter uma família, e envelhecer com meu parceiro. Sou religiosa demais para isso. Agora é tempo de redefinição de objetivos e de sonhos – estou feliz, trabalhando com minha filha, em seu estabelecimento comercial.

 “Nosso destino não está escrito nas estrelas, mas em nós mesmos.” – William Shakespeare.
   
Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail;bfritzsons@gmail.com
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.