sexta-feira, 23 de maio de 2014

Talentos surgindo e sendo respeitados...

Primeira repórter Down do Brasil é reconhecida pelo RankBrasil

     
  • PDF
 

Foto: reprodução
A primeira repórter brasileira com Síndrome de Down acaba de ser reconhecida oficialmente pelo RankBrasil, empresa que registra exclusivamente recordes brasileiros.
Fernanda dos Santos Honorato, de 34 anos nasceu no Rio de Janeiro, como mostramos no SóNotíciaBoa em 2012 - releia aqui. 
Ela trabalha no Programa Especial da TV Brasil desde 2006.
Fernandinha, como é chamada, não concluiu a escola regular, mas percebeu que através do esporte e das artes conseguiria manter seu processo de formação, focada em outras atividades, como o teatro.
Além de repórter, hoje ela é dançarina de dança cigana e atleta da Sociedade de Síndrome de Down na modalidade natação.
Fernanda já desfilou nas escolas de samba do Rio, foi musa da Portela e recebeu das mãos do Príncipe Harry a medalha de Rainha da Bateria da Embaixadores da Alegria.
Televisão
O trabalho na TV surgiu após participar como entrevistada de um quadro da emissora.
“Durante a entrevista que deu para nosso programa fiquei impressionada, achei que pela desenvoltura tinha potencial. Considerávamos importante ter uma repórter com deficiência intelectual. A Fernanda fez um teste e saiu tão bem que esta gravação até foi para o ar posteriormente”, disse a diretora do Programa Especial, Ângela Patrícia Reiniger.
Em outubro de 2006, ela assumiu o microfone e juntou-se à equipe. 
Hoje, após sete anos na função, Fernanda Honorato relembra como foi importante conquistar a vaga. 
“É preciso que as pessoas acreditem na gente. Nós só necessitamos de oportunidade e fazer novas amizades. Estou muito feliz por conquistar o recorde”.
Inclusão
Para Ângela Patrícia Reiniger, o Brasil já evoluiu, mas ainda há muito a se fazer no que diz respeito à inclusão de pessoas com deficiência. 
“Muitos me julgaram maluca por colocar uma repórter com deficiência intelectual na TV. A sociedade está se abrindo, mas ainda tem um bom caminho a ser trilhado. Nós aprendemos com a Fernandinha e ela aprende com a gente. É maravilhoso”.
O Programa Especial - exibido todos os sábados às 10h30 na TV Brasil desde 2004 - é voltado para inclusão de pessoas com deficiência.
Veja Fernanda em ação como repórter:

Com informações do RankBrasil. Fonte : http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=4922

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.