terça-feira, 27 de maio de 2014

Sete razões para se ingerir mais gordura saturada



SETE RAZÕES PARA SE INGERIR MAIS GORDURA SATURADA


Um casal de médicos americanos tem uma das mais antigas propostas low carb como base de terapêutica e com exposição na mídia no Estados Unidos. Desde 1990 Mary Dan Eades e Michael Eades tem trabalhado com questões metabólicas e medicina nutricional. Apresentam um programa de receitas Low Carb no Canal PBS (rede americana de televisão não comercial), e pelo que pesquisei é o primeiro no gênero para TV.  O nome do programa é Low CarbscookwoRx, tem algumas receitas publicadas em seu website, (bem, talvez eu não usaria alguns dos ingredientes utilizados, mas inegavelmente é um trabalho muito interessante).
Eles escreveram alguns livros sobre saúde e nutrição desde a década de 90. Assim dá para dizer que fazem parte do início do movimento lowcarb em uma época que a internet era discada e a velocidade dificilmente era chegava a 28.8K. (Atkins, claro, é mais antigo).
Bem, um de seus livros foi comentado em outro blog interessante: fourhourworkweek.com, de um autor amplamente citado em vários veículos de mídia americana, Tim Ferris.
Considerando a importância do seu blog, é marcante a publicação de um post a respeito do livro do casal Eades. Assim, a medida que penetramos no linha de tempo do movimento que atualmente é denominado LowCarb (ou Paleo), é estimulante perceber que muitos pesquisadores e práticos já estavam propondo iniciativas nesse sentido, quando não havia, de fato, um movimento articulado. 
Esse post tem um outro aspecto curioso: a foto de ilustração é nada mais nada menos que costelas assadas ao modo “costelão 24 horas”, que supunha ser algo típico do sul… (reproduzi a foto acima).
Quando publiquei o texto a seguir (em 2009, no site umaoutravisao.com.br), nem mesmo sabia que já participava de um movimento que na década seguinte poderá ser considerado a maior revolução em termos de saúde e nutrição do século XXI. 

Esse, então é o resumo de uma parte do  livro dos médicos Michael e Mary Eades,  “The 6-Week Cure for the Middle-Aged Middle” (A cura em 6 semanas para o meio da meia-idade), feito por Tim Ferris:

Esses médicos observam que não importa as nuanças das histórias dos militantes do quartel anti-gordura, um aspecto de seus conselhos permanece fielmente constante: “Você devia limitar drasticamente o seu consumo de gorduras saturadas.” Mas as gorduras saturadas realmente aumentam o seu risco de doença cardíaca e ou de elevar seu colesterol? Uma única palavra: não! De fato, os seres humanos precisam delas, e aqui estão apenas algumas razões que justificam isso:

1) Melhora dos fatores de risco cardiovasculares:
A gordura saturada desempenha um papel chave na saúde cardiovascular. A adição de gordura saturada na dieta reduz os níveis de uma substância chamada lipoproteína A (não existem medicamentos que a reduzam) que tem forte correlação com o risco para doença cardíaca. Pesquisas mostram que quando mulheres entram em dieta, aquelas que se alimentam comendo um maior percentual de gordura total como gordura saturada, perdem mais peso.

2) Ossos mais fortes :
A gordura saturada é exigida para o cálcio ser eficazmente incorporado ao osso. De acordo com uma das mais importantes experts em pesquisas em gorduras dietéticas e saúde de humanos, a Drª. Mary Enig, Ph.D., essa seria a razão para que algo em torno de 50 por cento das gorduras alimentares serem na forma de gordura saturadas.

3) Saúde do fígado:
A gordura saturada foi demonstrada proteger o fígado do álcool e dos medicamentos, inclusive do acetaminofen (tylenol®) e outras drogas comumente usado para dor e artrite. Pode até mesmo reverter algum dano já ocorrido.

4) Pulmões saudáveis:
Para função adequada, os espaços aéreos dos pulmões têm que ser cobertos com uma camada fina de surfactante pulmonar. O conteúdo lipídico do surfactante é 100 por cento ácidos graxos saturados. A substituição destas gorduras críticas por outros tipos de gorduras torna o surfactante defeituoso e potencialmente causador de dificuldades respiratórias. É possível que a adição de gorduras poliinsaturadas em alimentos comerciais seja um motivo para um aumento da asma entre as crianças 

5) Cérebro saudável:
Seu cérebro é principalmente feito de gordura e colesterol. A maior parte dos ácidos graxos do cérebro são, na verdade, saturados. Uma dieta que restringe gorduras saturadas saudáveis rouba do seu cérebro matérias-primas necessárias para seu funcionamento otimizado.

6) Sinalização adequada entre neurônios:
Algumas gorduras saturadas, particularmente aquelas encontradas na manteiga, banha e gordura de coco funcionam diretamente como mensageiras de sinalização que influenciam o metabolismo, incluindo algumas tarefas críticas como a liberação apropriada da insulina.

7) Sistema imunológico forte:

As gorduras saturadas achadas na manteiga e gordura de coco (ácido mirístico e ácido e láurico) desempenham papéis chave na saúde imunológica. A deficiência de ácidos graxos saturados nas células brancas do sangue diminui sua habilidade de reconhecer e destruir invasores externos, como vírus, bactérias, e fungos.

(As referências precisam ser pesquisadas no livro citado)

FONTE: http://www.lipidofobia.blogspot.com.br/

Texto original AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.