terça-feira, 13 de maio de 2014

Prefeitura de Campinas - neste quesito um exemplo a ser seguido!

Servidores terão cursos para ampliar atendimento a pessoas com deficiência


08/05/2014 - 17:57
Compartilhe no Facebook





Os servidores da Prefeitura de Campinas poderão participar de um curso inédito neste molde e serem capacitados para ampliar as formas de atendimento às pessoas com deficiência. O curso é promovido pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, por meio da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor, da Secretaria Municipal de Recursos Humanos.

Noções gerais de Audiodescrição, Noções Gerais de Surdez e Libras, Acessibilidade Arquitetônica, Diversidade e Inclusão Social são os temas dos módulos a serem ministrados por especialistas da Secretaria da Pessoa com Deficiência. O curso é dividido em quatro módulos e os servidores podem participar de qual deles preferir, ou todos.

De acordo com a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Emmanuelle Alkmin, o objetivo do curso é abrir um debate sobre o conceito de inclusão e acessibilidade e fornecer aos alunos, das diferentes Secretarias, informações básicas no que se refere aos direitos da pessoa com deficiência, à inclusão social, às formas de comunicação por meio da Libras e de audiodescrição e à acessibilidade arquitetônica.

O curso é fundamental para que os servidores da Prefeitura de Campinas possam refletir sobre a inclusão nas diversas esferas de trabalho e a partir dos conhecimentos adquiridos, possam planejar ações inclusivas, visto que as barreiras mais difíceis de romper não são as físicas e arquitetônicas, mas as atitudinais.

Mais informações: (19) 2116-0455 (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida), (19) 3236-9561 (EGDS) e pelo e-mail: egds@campinas.sp.gov.br

Cursos que serão ministrados

Módulo I - Diversidade e Inclusão Social
Palestrante: Rita Kather (Coordenadora do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência – SMPD). Conteúdo: Tipos e etiologia das deficiências; Diferente, mas não desigual; Inclusão social e sociedade inclusiva.
Datas e horário deste módulo - 13 de maio, terça-feira, das 8h30 às 12h e 15 de maio, quinta-feira, das 13h30 às 17h

Módulo II - Acessibilidade Arquitetônica
Palestrantes: Gustavo Merlo (diretor de projetos de inclusão e acessibilidade da SMPD) e Magda Fermino (Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) – SMPD). Conteúdo: Histórico dos marcos legais; Regulamentos legais para a implementação da acessibilidade; NBR 9050 e sua aplicação; Acessibilidade no contexto de Campinas
Datas e horários deste módulo - 20 de maio, terça-feira, das 8h30 às 12h e 22 de maio, quinta-feira, das 13h30 às 17h

Módulo III - Noções gerais de surdez e Libras – Língua Brasileira de Sinais
Palestrante: Josie Ananias (Intérprete de Libras da SMPD). Conteúdo: Definição, Identidade e Cultura Surda; História das LS no Brasil e no Mundo; Noções básicas de LIBRAS; Questionamentos e Vivência.
Datas e horários deste módulo - 27 de maio, terça-feira, das 8h30 às 12h e 29 de maio, quinta-feira, das 13h30 às 17h

Módulo IV - Noções gerais sobre audiodescrição
Palestrante: Bell Machado (Assessora e audiodescritora da SMPD). Conteúdo: História da audiodescrição, conceito e objetivos;
Aplicabilidade: eventos culturais, como cinema, teatro, dança, óperas, museus; turísticos, como arquitetura da cidade, paisagem, parques, zoológicos; esportivos, como jogos e competições de diversas modalidades; acadêmicos, como palestras e congressos; e sócio-culturais como, feiras culturais e de ciências; Roteiro de audiodescrição: o quê e como audiodescrever as informações visuais; Formas de audiodescrição: ao vivo, simultânea e pré – gravada; A audiodescrição no cotidiano de trabalho.
Datas e horários deste módulo: 3 de junho, terça-feira, das 8h30 às 12h e 5 de junho, quinta-feira, das 13h30 às 12h

Crédito: Arquivo PMC
Foto: Bell Machado ministra curso | Crédito: Arquivo PMC
Bell Machado ministra curso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.