quarta-feira, 21 de maio de 2014

ATAXIA PELO GLUTÉN

O glúten e o cérebro

Entre aqueles afectados pelo glúten, sejam doentes celíacos ou com sensibilidade ao glúten não-celíaca, há uma porção destes que apresenta sintomas neurológicos. O Dr. Marios Hadjivassiliou, neurologista inglês, tem dedicado a sua carreira ao estudo dos efeitos da proteína do glúten nas funções neurológicas. Recentemente, encontrei umartigo da revista norte-americana "Living Without" que aborda a sua pesquisa. Dada a extensão do artigo, incluo neste post a tradução da parte referente aos estudos do Dr. Hadjivassiliou.

"Ataque do Glúten: Ataxia
O glúten está a atacar o seu cérebro?


Imagem retirada da Net
A ataxia pelo glúten é uma condição neurológica caracterizada pela perda de equilíbrio e coordenação. No entanto, pode até afectar os dedos, mãos, braços, pernas, fala e movimentos dos olhos. Os sintomas típicos incluem a dificuldade para caminhar ou andar com uma passada ampla, quedas frequentes, dificuldade para avaliar distância ou posição, distúrbios visuais e tremores. Os especialistas acreditam que a ataxia pelo glúten pode ser uma forma de sensibilidade ao glúten, que é um amplo espectro de doenças marcadas por uma resposta imunológica anormal ao glúten.

Diferentes órgãos podem ser afectados por diferentes tipos de sensibilidade ao glúten. Na doença celíaca, às vezes chamada de enteropatia sensível ao glúten, o intestino delgado é afectado. Na dermatite herpetiforme, a pele é o alvo, resultando numa erupção cutânea. Com a ataxia pelo glúten, o dano ocorre no cerebelo, o centro de equilíbrio do cérebro que controla a coordenação e movimentos complexos como andar, falar e engolir.
"É melhor descrever a ataxia pelo glúten usando a expressão “sensibilidade ao glúten” porque não contribuiu para o equívoco de que você deve ter a doença celíaca para sofrer algumas destas diversas manifestações", disse Marios Hadjivassiliou, MD, um neurologista no Royal Hallamshire Hospital, em Sheffield, Inglaterra. Hadjivassiliou descreveu pela primeira vez a ataxia pelo glúten na década de 1990. Depois de ver alguns pacientes com problemas inexplicáveis de equilíbrio e coordenação, ele começou a testá-las sistematicamente para a sensibilidade ao glúten utilizando anticorpos anti-gliadina, que apontam para uma elevada resposta imune ao glúten, mas não necessariamente a um diagnóstico de doença celíaca. Hadjivassiliou encontrou uma prevalência muito elevada de anticorpos em pacientes com ataxia, nomeando a condição como ataxia pelo glúten.
Mas nem todos os neurologistas estão de acordo com a ataxia pelo glúten. Embora vários estudos apoiem os resultados de Hadjivassiliou, pelo menos um pequeno estudo, publicado na revista Neurology, em 2000, não conseguiu encontrar uma ligação entre anticorpos antigliadina e ataxia cerebelar. Nenhum dos 32 pacientes no estudo testou positivo para os anticorpos. Mas este estudo é apenas uma parte do problema. Lançando mais dúvidas sobre esta condição são os seus, assim chamados, critérios delicados de diagnóstico. A ataxia pelo glúten diagnostica-se quando testes à anti-gliadina sugerem a sensibilidade ao glúten e quando as outras causas de ataxia já foram descartadas. (A biópsia do intestino delgado é aconselhável em pacientes com anti-gliadina e exames de sangue para doença celíaca positivos). É um diagnóstico de exclusão.
"Há evidências bastante sólidas que mostram que os celíacos podem ter problemas neurológicos como ataxia", diz Joseph Murray, MD, gastrenterologista e especialista em doença celíaca na Clínica Mayo. As deficiências vitamínicas ou um fenómeno chamado mimetismo molecular podem ser o culpado. No mimetismo molecular, algo no cérebro que se parece bastante com o glúten leva a que os anticorpos dirigidos ao intestino delgado façam reacção cruzada contra uma parte do cérebro. "Concluindo, quando a doença celíaca e a ataxia pelo glúten ocorrem em conjunto, a ataxia pelo glúten pode ser um diagnóstico robusto. Mas quando a ataxia pelo glúten ocorre por conta própria, temos menos certeza do diagnóstico ", diz Murray.
Uma nova ferramenta de rastreio pode ajudar, em breve. Hadjivassiliou e a sua equipa recentemente identificaram um anticorpo, a transglutaminase TG6, que pode ser um marcador melhor para a ataxia pelo glúten. TG6 é semelhante ao TG2 anticorpo, detectado na triagem tTG amplamente utilizado para a doença celíaca, mas a TG6 expressa-se principalmente no cérebro. Apesar de promissor, um teste para TG6 ainda não está pronto para uso clínico.
O diagnóstico tardio da ataxia do glúten é a norma, diz Hadjivassiliou, particularmente para aqueles pacientes que não têm a doença celíaca ou sintomas gastrointestinais. Os médicos podem procurar a sensibilidade ao glúten só se os sintomas gastrointestinais estiverem presentes, e é improvável que pensem em sensibilidade ao glúten no contexto de ataxia, diz Hadjivassiliou. Mas a sua pesquisa, publicado em na revista Brain em 2003, encontrou que 40 por cento dos pacientes com ataxia inexplicável têm sensibilidade ao glúten. Hadjivassiliou recomenda que os neurologistas testem os seus pacientes com ataxia inexplicada para a sensibilidade ao glúten.
Aqueles com ataxia pelo glúten não têm tempo a perder, avisa. A dieta sem glúten, a base do tratamento para ataxia pelo glúten pode resultar numa estabilização dos sintomas. Mas, muitas vezes, os danos significativos já foram feitos. O sistema neurológico tende a curar muito mal e muito lentamente, diz Murray. Ao contrário do forro do intestino delgado, as células de Purkinje do cerebelo não têm capacidade para se regenerarem, explica Hadjivassiliou. Depois de a ataxia estar bem estabelecida, o que pode acontecer em apenas seis meses, é raro fazer uma recuperação completa.
Os danos ajudam a explicar porque, mesmo depois de abdicarem do glúten, os pacientes continuam a ter sintomas debilitantes. Não é incomum estarem em cadeiras de rodas na altura do diagnóstico, diz Murray. No entanto, o panorama não é sombrio. Além da intervenção dietética, a terapia física e ocupacional também podem fazer uma grande diferença.
A evidência esmagadora é que a ataxia pelo glúten seja mediada a nível imunitário, dizem os especialistas. Hadjivassiliou e a sua equipa estão actualmente a estudar a forma como a doença lesa as células neurais, com a esperança de um dia melhorar o desenvolvimento de terapias específicas. Por enquanto, é mais importante para os pacientes é repetir o teste de sangue, geralmente após seis meses de tratamento com a dieta livre de glúten, para assegurar a eliminação de todos os anticorpos. Os sintomas podem estabilizar e melhorar quando os anticorpos desaparecerem."

Alguns estudos sobre o tema:
Fonte:http://vidassemgluten.blogspot.com.br/2012/05/o-gluten-e-o-cerebro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.