quarta-feira, 21 de maio de 2014

Caso real / Professora especializada/Deficientes auditivos



           DESAFIOS DIÁRIOS

Sou Regina, pedagoga e interlocutora de Libras, na rede Estadual. Atendo deficientes auditivos, muitos usam sinais que a própria família organizou para se comunicarem, não falam a língua materna (Libras) e nem português. Informamos os familiares da necessidade do ensino de Libras a todos os envolvidos, e depois do ensino da língua portuguesa para o aluno, canal de comunicação com a sociedade. Uso recursos de dois pós graduações em Libras, três anos de curso específico para atender deficientes auditivos e vários cursos livres afins, procurando equilibrar a defasagem destes alunos, que acumulam anos sem informação e contato social completo.
            Trabalho CEEJA/ Educação de Jovens e Adultos/Ensino Fundamental e Médio, em banco de dúvidas diariamente disponível (das 8h às 20h), hoje com cerca de 3.000 alunos inscritos, dando plantão de explicações/ provas, para todos que não puderam freqüentar o ensino regular, dando acessibilidade plena para alunos idosos e/ou pessoas com diferentes deficiências.                                      
             Gostei muito de ser responsável pelo curso de Assistente Administrativo, do governo estadual (Via Rápida), no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Eram vinte alunos contemplando diferentes deficiências – física, intelectual, auditiva. Atualizamos noções de Geografia, História, Matemática, Ciências, Meio Ambiente e Efeitos da Globalização (130 horas), e depois Tecnologia, Computação (Word, Windows), ISSO 9014, 5 “S”, Divulgação do Currículo e Postura Corporativa (100 horas).  É com alegria que percebo que sempre ficam amigos entre si, e meus amigos para sempre.
“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.”
Madre Teresa de Calcuta  Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail: bfritzsons@gmail.com


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