segunda-feira, 26 de maio de 2014

Mais divulgação - Concurso de Arte/VII Prêmio Arthur Bispo do Rosário

Olha que evento interessante do CRP, VII Prêmio Arthur Bispo do Rosário.
 
Acabei de ver e estou compartilhando...
Abraços, Sandra.
 
 
PRÊMIO
A arte como estímulo à capacidade criadora do ser humano.

O prêmio chega em 2014 a sua sétima edição homenageando Arthur Bispo do Rosário.

O sergipano Arthur Bispo do Rosário (1911-1989) foi internado no dia 25 de janeiro de 1939 na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Viveu cinco décadas trancafiado. Negro, solteiro, de naturalidade desconhecida, sem parentes, sem profissão, alfabetizado e com antecedentes policiais, foi diagnosticado com esquizofrenia paranóide.
Na Colônia produzia mantos e estandartes, bordados e miniaturas recobertos por fio azul, que obtinha desfiando o uniforme usado pelos internos. No início dos anos 60, morou isolado no sótão e desenvolveu grande parte de sua produção. Durante os 25 anos ininterruptos que passou sem sair do manicômio, produziu 804 obras. É considerado um artista de vanguarda, criador de objetos tridimensionais e precursor do que viria se chamar instalação. Suas obras já foram expostas em grandes museus do Brasil e do mundo.*

*Esse texto foi baseado na reportagem de Hebert Carvalho - “Nos limites do poder criativo”, da revista Problemas Brasileiros, nov/dez 2011.

O Prêmio visa homenagear esse artista, que, mesmo em condições adversas, tornou-se referência para o mundo das artes.
As inscrições para o VIl Prêmio Arthur Bispo do Rosário são gratuitas e serão realizadas pela internet, das 18h00 do dia 28/02/2014 às 18h00 do dia 13/06/2014, neste site.
Categorias:

1. "Esculturas/Instalações";
2. "Pinturas/Ilustrações";
3. "Fotografias";
4. "Poesias";
5. "Contos, Crônicas e Textos";
6. "Vídeos".

Inscrições na modalidade de Vídeos deverão ser realizadas, exclusivamente, via formulário impresso com o vídeo em DVD devidamente identificado com o nome da/o autora/autor principal e eventuais outras/os autoras/es, em um envelope, juntamente com a ficha de inscrição devidamente preenchida e documentação solicitada (cópia do RG da/o autora/autor principal e da/o responsável, se houver). Clique aqui e imprima o formulário.
Para as demais categorias será necessário a inscrição como autor para posteriormente realizar a inscrição da(s) obra(s).

Para estimular a participação dos usuários, o CRP SP oferecerá orientações sobre técnicas artísticas por meio de oficinas, organizadas pela Sede e pelas Subsedes localizadas no interior do Estado de São Paulo.

Informações:
E-mail: eventos03@crpsp.org.br ou pelo telefone: (11) 3061-9494 ramais 356, 334, 355 e 336.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.