terça-feira, 20 de maio de 2014

Sensibilidade diferenciada

Cego cria método para ensinar profissionais a negociar melhor

PUBLICIDADE
Franck Pruvos, 39, nasceu quase cego por causa de uma doença chamada glaucoma. Aos dez anos, perdeu a visão completamente. O francês, que mora em Paris, aproveitou sua deficiência para criar um negócio.
Pruvos é formado em administração, uma área em que, segundo ele, é possível interagir bastante com outras pessoas e estudar bastante as relações humanas, que são sua área de interesse. Ele também fez cursos de interpretação.
Há dez anos, ele inventou um método para ir às empresas e ensinar aos funcionários a se comunicar melhor. A chave, afirma, é aprender a ouvir as outras pessoas.
"No começo eu não tinha intenção de abrir meu próprio negócio, mas progressivamente eu percebi que tinha uma voz específica, um modo diferente de promover algo por causa da minha condição", contou o empreendedor à Folha.
Ele afirma que entrou nesse mercado por perceber que havia poucos casos de métodos de treinamentos inovadores para profissionais. Em dez anos, ministrou cursos em companhias como a farmacêutica Sanofi e a fabricante de produtos de luxo Hermès.
Ele também começou a dar treinamentos em parceria com a Escola de Administração de Audencia Nantes, na França, em que dá aulas para corretores de um grupo imobiliário.
"Pruvos usa a sua deficiência para revisitar a relação de negócios, mostrar as várias dimensões da escuta e detectar os sinais de alerta de sucesso ou os freios que impedem uma boa negociação", explica Christophe Carpinelli, da Audencia Nantes.
O treinamento é inspirado em técnicas de teatro e improvisação e em estudos de neurociência sobre a escuta em situação de cegueira.
Em um desses programas, ele faz com que as pessoas conversem com os olhos vendados. A ideia, afirma Pruvos, é fazer com que as pessoas aprendam a se preparar para ouvir e prestar atenção ao que o outro vai dizer.
"Nós aprendemos a tirar as outras coisas da cabeça, os planos para o fim de semana, tudo aquilo que tira o espaço da comunicação", conta.
REAGIR RAPIDAMENTE
O administrador diz que também "traz a experiência de alguém cego para o negócio". Ele conta aos alunos, por exemplo, que quem não enxerga precisa mudar de estratégia o tempo todo para superar obstáculos, algo que "é uma metáfora forte" para vendedores e gerentes.
"Quando eu saio de casa e estou na rua, qualquer coisa pode acontecer a qualquer momento", conta -pode surgir um poste novo pelo caminho, por exemplo.
Então não basta apenas se preparar, ensina o francês. É preciso reagir o tempo todo, mudar de planos, reorganizar o pensamento e continuar no caminho. "
O francês não revela quanto cobra pelas aulas ou quanto fatura. Mas diz que hoje consegue viver apenas desse negócio. Como vários empreendedores, ele nega que tenha criado a empresa para ficar rico.
"Eu queria dar uma contribuição. Queria ser útil para outras pessoas", conta. 
FONTE:http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/05/1455752-cego-cria-metodo-para-ensinar-profissionais-a-negociar-melhor.sh

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.