sexta-feira, 9 de maio de 2014

ALZHEIMER - uma nova perspectiva

             




       FONTE: http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=4854

     

Alzheimer: implante cerebral poderá recuperar a memória

     
  • PDF
 

Um implante cerebral, que poderá restaurar a memória de pacientes com Alzheimer, está sendo desenvolvido nos EUA.
A boa nova foi divulgada esta semana em uma conferência no Texas.
Pesquisadores militares norte-americanos da agência DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) estão há 4 anos construindo um "estimulador de memória" sofisticado.
O projeto está sendo bancado pelo governo de Barack Obama para tenta restaurar a memória de soldados que sofreram lesões cerebrais traumáticas na guerra.
Mas especialistas envolvidos no projeto dizem que o implante também poderá beneficiar milhões de doentes com Alzheimer por todo o mundo.
Os pesquisadores querem desenvolver dispositivos neuroprostéticos que funcionem direto no hipocampo, para restaurar o principal tipo de memórias que pretendemos ver recuperadas, as memórias declarativas", afirmou Justin Sanchez, um dos responsáveis da DARPA, à AFP.
"Se uma pessoa foi ferida na linha de batalha e não consegue lembrar-se da família, queremos conseguir restaurar essas funções", associadas às memórias declarativas, explicou Sanchez.
Até hoje nenhuma investigação foi capaz de provar que recordações que dizem respeito a pessoas, eventos, fatos e estatísticas podem ser recuperadas depois de desaparecerem.
Na conferência realizada no Texas, Justin Sanchez se mostrou otimista:
"Temos alguns dos mais talentosos cientistas do nosso país trabalhando neste projeto, por isso mantenham-se atentos. Há muitas coisas entusiasmantes para chegar curto-prazo", prometeu.
Com informações do Boas Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.