terça-feira, 6 de maio de 2014

Vamos fechando o cerco...

Fonte: :http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=4829

Descoberta molécula que provoca a obesidade

SEG, 05 DE MAIO DE 2014 10:00 
 
ACESSOS: 38
  • Imprimir
  •   
  • PDF
    

Foto: reprodução/internet
Cientistas britânicos descobriram a molécula que informa o nosso organismo quando devemos parar de comer.
A descoberta abre caminhos para o desenvolvimento de medicamentos que ajudem a combater a obesidade.
Segundo os especialistas, o segredo está numa substância que é libertada pelas bactérias intestinais durante a digestão das fibras, presentes em frutas, legumes e verduras.Ela é conhecida como “acetato” e tem efeito no hipotálamo, no cérebro, para controlar a sensação de fome.
 A pesquisa foi feita pelo Imperial College, em Londres, e sugere que é possível controlar a obesidade sem dietas rigorosas.
A causa do excesso de peso está na incapacidade de as bactérias intestinais processarem a comida industrializada, que a sociedade ganhou o hábito de ingerir, não produzindo, assim, o acetato.
Sem ele o cérebro não recebe o devido sinal de saciedade, produzido quando acontece a digestão de fibras vegetais.
Segundo os especialistas, enquanto a dieta padrão europeia inclui, atualmente, uma dose diária de 15 gramas, no tempos primórdios, esse valor ascendia às 100 gramas diárias.
"Infelizmente, o nosso sistema digestivo não evoluiu ao ponto de lidar exatamente da mesma forma com a nossa dieta moderna como com aquela que praticávamos anteriormente", refere Gary Frost, líder da pesquisa à BBC.
"E foi precisamente esse desequilíbrio que deu origem à epidemia de obesidade no mundo".
O estudo foi feito com base num tipo de fibra, conhecida como inulina, originária da chicória e da beterraba, adicionada a barras de cereais.
O grupo de indivíduos que cumpriu uma dieta rica em gorduras, mas enriquecida com inulina, registou um aumento de peso muito inferior àquele onde os participantes se restringiram à gordura, deixando esta fibra de lado.
Como não há processamento de fibras, não há produção de acetato e, assim, nosso hipotálamo, no cérebro, não desencadeia as reações químicas necessárias para os neurônios que nos oferecem a sensação de saciedade.
A principal conclusão do estudo está na importância de ingerir mais frutas, verduras e legumes.
O responsável pela pesquisa acredita na possibilidade de criar novos  remédios, à base de acetato, para ajudar ao combate à obesidade.
"O desafio está no desenvolvimento de uma droga que liberte a quantidade de acetato necessária para controlar a sensação de saciedade de forma aceitável e acessível", analisa o cientista.
Com informações do Boas Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.