sexta-feira, 16 de maio de 2014

Pessoa Idosa - Plano de saúde - reajuste

Planos de saúde

Reajuste de plano de saúde por mudança de faixa etária de idoso é abusivo

Decisão é da 5ª câmara Cível do TJ/MA.
quinta-feira, 15 de maio de 2014
É abusiva uma cláusula contratual do plano de saúde da Cassi - Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, que reajustou a mensalidade de uma cliente em 67,11% quando ela completou 60 anos de idade. Decisão é da 5ª câmara Cível do TJ/MA, que determinou que a seguradora restitua os valores pagos a mais pela segurada.
A autora ajuizou ação declaratória de nulidade da cláusula contratual e em 1ª instância seu pedido foi julgado improcedente. Ela então recorreu, reivindicando também a restituição em dobro dos valores pagos a mais, além de indenização por danos morais.
Em sua defesa, a Cassi defendeu a legalidade do reajuste por mudança de faixa etária, previsto em cláusula do contrato celebrado e em obediência aos regulamentos da ANS. Sustentou que as disposições do Estatuto do Idoso não incidem na hipótese, pelo fato de o contrato ter sido assinado antes da vigência da lei.
Ao analisar a ação, o desembargador Ricardo Duailibe, relator, enfatizou que a orientação jurisprudencial do STJ é firme no sentido de que é abusiva a cláusula contratual que prevê o reajuste da mensalidade de plano de saúde com base exclusivamente em mudança de faixa etária, sendo irrelevante que o contrato tenha sido celebrado antes da vigência do Estatuto do Idoso, do CDC e da lei 9.656/98.
Duailibe disse que, embora as variações de percentuais para efeito de classificação das faixas etárias estivessem previstas no contrato de adesão, o reajuste foi fundado exclusivamente no fato de a segurada ter alcançado os 60 anos, idade em que adquiriu a condição jurídica de idosa, não estando, pois, sujeita ao reajuste estipulado no contrato.
O relator acrescentou que a Cassi também não comprovou a existência de autorização específica da ANS que permitisse o aumento nos valores a serem pagos. Entretanto, entendeu que a conduta da administradora do plano de saúde não foi motivada por má-fé, já que a variação estava prevista em contrato. Da mesma forma, não verificou a configuração de indenização a título de danos morais.
  • Processo: 0010204-67.2011.8.10.0001
Fonte: TJ/MA
FONTE:http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI200921,91041-Reajuste+de+plano+de+saude+por+mudanca+de+faixa+etaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.