segunda-feira, 5 de maio de 2014

Caso real, depoimento pessoa idosa

Texto publicado no jornal "O Liberal", publicado em Americana e região, em 03/05/2014

“FOI DEUS QUE ME ENTREGOU DE PRESENTE VOÇE!”


   Faz quatro anos que eu (Terezinha), já na década dos sessenta, entrava vestida de lilás em um salão lindo, decorado pela minha filha, para me casar com Elson, que teve a paciência de esperar quase um ano para que eu me sentisse pronta e também que respeitou meus limites religiosos. Tivemos vinte sobrinhos e uma neta como padrinhos.  Ambos começavam uma nova vida, a lua de mel foi em Fortaleza, terra de origem do noivo. Desde pequena precisei alternar a escola com o trabalho de empregada doméstica. Naqueles tempos as crianças pobres trabalhavam. Assim que consegui troquei pela tecelagem, passei por todos os setores: encanatório, espuladeira, tear, urdideira, torcedeira, sala de pano até finalizar na maior função – encarregada. Já aposentada, fui indicada para trabalhar no Sindicato de Aposentados e lá aprendi a manejar um computador, no serviço mesmo. Foi neste ambiente que surpreendentemente nossas vidas se cruzaram, e precisei repensar a idéia de casamento, neste momento da vida. Acho que estava marcada por vinte e oito anos do primeiro casamento, em que lutamos muito com alcoolismo. Quando minha filha se casou, aos vinte e cinco anos, me senti autorizada a me separar, já não havia mais o afeto do início, a relação se desgastou. Sem estar preocupada com novo casamento, encontrei um bom companheiro, que depois onze anos de luta o lúpus me levou. Em paralelo cuidei de minha mãe, que tinha enfisema pulmonar, durante nove anos. Era de suas filhas a única que podia assumir este cuidado, naquele momento. Os fatos em minha vida foram acontecendo, sem um plano definido. Acho que isto nos levou a escolher a música “Foi Deus” para o final da cerimônia de nosso casamento!
“Uma pessoa não procura a sorte, a sorte é que procura a pessoa.” (provérbio turco)

Caso Real. Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail: bfritzsons@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.