segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Sexta, 19 de setembro de 2014

Desastres naturais provocaram três vezes mais deslocados que conflitos armados

Os desastres naturais que ocorreram no ano passado deslocaram três vezes mais pessoas que conflitos armados, evidenciando uma necessidade urgente de ajudar as pessoas mais vulneráveis a lutar contra as alterações climáticas, de acordo com um estudo publicado ontem (17).
A reportagem é da Agência Lusa / ABr, publicada pelo portal EcoDebate, 18-09-2014.
Conselho Norueguês para Refugiados publicou os dados antes da Cúpula do Clima das Nações Unidas, que ocorrerá na próxima terça-feira (23), em Nova York, na esperança de contribuir para um acordo global sobre alterações climáticas.
O estudo indica que 22 milhões de pessoas foram deslocadas em 2013 devido a desastres naturais, quase três vezes mais que o número de pessoas que teve de sair das suas casas devido a situações de violência.
O problema tem se agravado com o dobro dos deslocados globalmente que em 1970, apesar de o aperfeiçoamento dos serviços meteorológicos e das operações de salvamento ter contribuído para a redução do número de mortos.
“É um sinal de despertar, acredito, para os líderes mundiais que se vão reunir. Por pior que a situação esteja hoje, vai tornar-se dramaticamente pior se não se investir mais no combate”, disse Jan Egeland, secretário-geral do Conselho Norueguês para Refugiados.
“Temos de tornar as pessoas nas Filipinas ou no Chade ou no Haiti tão combativas como nós na Noruega ou em algumas partes dos Estados Unidos”.
Egeland é o ex-coordenador do programa de apoio a situações de emergência das Nações Unidas, tendo assumido um papel de relevo na obtenção de apoio após o tsunami no Oceano Índico, em 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.