terça-feira, 2 de setembro de 2014

Nova Delhi quer suas ruas de volta
Raahgiri Day, na Índia: iniciativa promove a ocupação das ruas pelas pessoas (Foto: Enrico Fabian/Washington Post)
Em 2013 mais de 130 mil pessoas morreram no trânsito indiano. Desse total, pelo menos metade foram mortes de pedestres e ciclistas. Rahul Kansal, presidente executivo do jornal Times of India, atesta: “Caos e claustrofobia agora definem nossos espaços urbanos. São ruas que as pessoas temem até mesmo atravessar”.
Mas em Nova Delhi moradores estão tomando de volta o espaço dessas ruas. A iniciativa Raahgiri Day, termo híndi para “chefe da rua”, é uma nova campanha que bane os carros da área central da cidade por algumas horas todos os domingos. São momentos em que milhares de pessoas vão à rua para caminhar, correr, dançar, andar de bicicleta, praticar ioga ou outras atividades físicas, jogar com os amigos ou simplesmente curtir um passeio ao ar livre.
 O movimento é o reflexo de uma cidade onde os moradores sentem diariamente a falta de espaços públicos e áreas de lazer e sofrem em meio a um trânsito caótico e calçadas precárias. O Raahgiri, ainda que por períodos breves, traz de volta às pessoas a sensação de poder caminhar sem medo nas ruas de sua cidade.
As manhãs de domingo em casa ou em frente à TV foram substituídas por caminhadas e atividades ao ar livre. A iniciativa levou as pessoas para a rua, muitas delas, e parece ter despertado nos indianos o gostinho de quero mais: ao longo do próximo ano, outras cidades do país devem aderir ao movimento. Para que mais e mais manhãs de domingo sejam de pessoas usufruindo o espaço que é delas em essência: a rua.
- See more at: http://thecityfixbrasil.com/2014/09/01/nova-delhi-quer-suas-ruas-de-volta/#sthash.Vy3GMe9s.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.