segunda-feira, 8 de setembro de 2014

IDOSOS MORANDO SOZINHOS (Mas não solitários! É opção!) 08/09/2014










Alzira Gestinari, 77, no apartamento onde mora mora sozinha há 15 anos, na zona leste de SP (Foto: Raquel Cunha/Folhapress)
Dona Alzira, 77, viúva, mora sozinha há 15 anos em seu apartamento na Vila Zelina, zona leste de São Paulo, e não quer outra vida.

Não dá satisfação a ninguém, viaja com as amigas, participa de uma roda de tricô e passa o domingo com filho, nora e netos.

Idosos como Alzira Gestinari são cada vez mais comuns em São Paulo. Em cerca de um terço das residências de apenas um morador vivem maiores de 65 anos.

E o número de idosos morando sozinhos cresce a uma taxa muito forte. Foi um aumento de 60% na década de 2000. Hoje eles já são 155 mil.

"Nos EUA, 28% das pessoas moram sós; em Manhattan, já são 50%. Em Estocolmo, na Suécia, 60%. É uma tendência irreversível", diz o urbanista Anderson Kazuo Nakano.

Mas morar sozinho não é sinônimo de solidão, diz Mirela Camargos, autora de um estudo demográfico sobre a terceira idade na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). "Os idosos têm mais saúde. A comunicação está mais fácil. Quem mora só não está abandonado. É uma opção."

Dona Alzira gosta da vida assim. "Saio, vou ao bingo e viajo com minhas amigas", conta ela, que faz turismo tanto em Caldas Novas (GO) como na França e na Espanha.

Recentemente, encarou uma ida à Disneylândia, nos EUA, com a neta de 15 anos e a amiga dela. (VC)

Fonte: Folha.com - http://www.miseria.com.br/?page=noticia&cod_not=127919

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.