quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Mayor’s Challenge: e o grande vencedor é…

Dentre as cinco cidades escolhidas, Barcelona (foto) ganhou o grande prêmio do Mayor’s Challenge. (Foto: Carlos Lorenzo)
Prefeitos de toda Europa toparam o desafio proposto pela Bloomberg Philanthropies para encontrar soluções inovadoras e criativas para os grandes problemas de suas cidades. Foram 155 concorrentes, 21 finalistas e, finalmente as cinco melhores cidades foram escolhidas para ganhar, ao todo, 9 milhões de euros e apoio ao desenvolvimento das iniciativas!
Barcelona: uma rede social de confiança conquista o grande prêmio
A população idosa de Barcelona é de um a cada cinco habitantes, com previsão de tornar-se um para cada quatro até 2040. Com esse crescimento natural da população acima de 65 anos de idade, um grande desafio é garantir saúde e inclusão social a estas pessoas. A proposta vencedora do grande prêmio do Mayor’s Challenge se destacou por utilizar a alta tecnologia para criar uma “rede de confiança” para cada um dos idosos em risco. Vizinhos, familiares, amigos, assistentes sociais e voluntários garantem assistência ao idoso, que ganha segurança, inclusão e qualidade de vida.
Atenas criando engajamento social
Com a recorrente crise econômica europeia, afetando empregos, infraestrutura e a vida dos residentes, a resiliência é importante. Atenas, na Grécia, quer criar uma plataforma que conecta os cidadãos em busca de trazer soluções colaborativas para que os problemas locais não sejam devastadores e cada bairro da cidade sobreviva e se revitalize.
Kirklees
Fazer mais com menos é a ordem nesta cidade que está vendo seus orçamentos sociais decaindo. Por isso, será criado um programa de economia colaborativa em que será possível trocar serviços por meio de uma plataforma online. O governo vai utilizar os recursos já disponíveis de forma otimizada para produzir – desde um cortador de grama até um espaço vazio que passe a ser produtivo, criando, assim, uma comunidade colaborativa.
Estocolmo
As mudanças climáticas estão na mira de Estocolmo, Suécia. Para que os efeitos climáticos sejam amenizados, a cidade vai criar um programa em larga escala para que os próprios cidadãos incentivem a produção de biochar, substância que incentiva o crescimento das árvores, retém carbono e purifica o escoamento de águas pluviais. Basta que cada pessoa leve seu resíduo orgânico às usinas de biochar, espalhadas por toda cidade.
Varsóvia
Varsóvia, na Polônia, apresentou o Varsóvia Virtual, uma solução para facilitar a vida e o deslocamento de deficientes visuais com um projeto de informações urbanas digitais. Através de milhares de balizas instaladas nas cidades, que se comunicam através de aparelhos celulares, o objetivo é poupar o tempo e de deslocamento destas pessoas, que terão mais autonomia para se locomover.
Saiba mais no site oficial.

FONTE:http://thecityfixbrasil.com/2014/09/17/mayors-challenge-o-grande-vencedor-e/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.