sexta-feira, 5 de setembro de 2014

04/09/2014
Cartilha sobre alergia alimentar alerta para informações nos rótulos

 O que caseinato de sódio tem a ver com o leite? Para quem é leigo no tema alergia alimentar, nada. Mas para quem sofre da doença, a informação é vital. A omissão do termo específico pode levar o consumidor a crer que o alimento é inofensivo. Esse equívoco pode gerar reações sérias, dependendo do grau de sensibilidade, como choque anafilático e fechamento da glote.
Para evitar ocorrências desse tipo, famílias de pacientes se uniram e criaram a campanha Põe no Rótulo. O grupo lançou recentemente a Cartilha da Alergia Alimentar, para orientar outras famílias sobre as informações "escondidas" nas embalagens.
Segundo a publicação, cerca de cinco milhões de crianças e quatro milhões de adultos sofrem de alergia atualmente no Brasil. Apesar da importância da causa, não há na legislação brasileira artigo que obrigue fabricantes a destacar a presença de alérgenos nos rótulos ou a possibilidade de contaminação durante a produção (geralmente descrito como "contém ou pode conter traços de...").
A cartilha, feita em parceria com a Proteste, traz, por exemplo, dicas sobre o que fazer em casos de emergência, explica os riscos da contaminação cruzada e lista os principais alimentos que devem ser evitados por quem tem alergia.
A publicação está disponível para ser baixada. Outras informações também podem ser consultadas e compartilhadas na Comunidade Põe no Rótulo nas redes sociais. 

EBC

[ clique na foto para ampliar ]

FONTE: http://www.novafm103.com.br/index.php?link=vernoticia&id_noticia=42992

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.