quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Está no jornal "Folha de São Paulo" de 16/09/2014
SUZANA HERCULANO-HOUZEL

Melhoramento pessoal e eugenia

Há uma diferença nada sutil entre o aperfeiçoamento individual e a manipulação para 'melhorar' a espécie
Assim como o mau uso da tecnologia não deveria depor contra tecnologias e o que elas podem contribuir para uma vida melhor, o mau uso da ciência não pode denegrir a imagem da ciência.
Mas infelizmente há quem deturpe uma e outra a serviço de suas ideologias --e, para meu espanto, acabo de ver um jovem cientista suíço propor, em uma palestra em um festival de ciência para o público leigo em seu país, que ciência e tecnologia sejam usadas em massa para o "melhoramento da virtude da espécie humana."
Por um instante, pensei que fosse pegadinha para ver até quando o público aguentaria calado, já que o tema do festival era justamente pensamento crítico. "Mas se isso é sério, é eugenia!", comentei com o especialista do Comitê Europeu de Ética, sentado ao meu lado, tão chocado quanto eu. O organizador, surpreso com o palestrante que substituía outro de improviso, veio nos suplicar que confrontássemos o rapaz em público.
O que o jovem filósofo no palco defendia e chamava de "engenharia da virtude", citando todos os nomes certos de pesquisadores da neurociência moral e emocional como "base", é o uso em massa da modificação genética, da seleção de embriões e da manipulação farmacológica, com substâncias como oxitocina, sobre toda a sociedade, para "promover o altruísmo, a sociabilidade, a empatia em nossa espécie". Em suma: para tornar nossa espécie "melhor, com menos variabilidade".
Soa familiar? Hitler e seus "cientistas" foram craques no assunto. Mas o jovem propõe que uma sociedade tornada mais empática e altruísta só pode ser uma coisa boa, não?
Não. Não quando ela é um ideal pessoal, e sobretudo não se esse ideal for imposto sobre indivíduos à sua revelia, como a espécie ariana "superior" que Hitler almejava. Essa é a diferença nada sutil entre o melhoramento individual, que tantos de nós buscamos com educação e remédios para corrigir doenças e deficiências, e o uso impositivo de modificação genética e manipulação farmacológica para "melhorar a espécie". Por mais atraente que soe o ideal de uma sociedade mais pacífica e amigável, uma de nossas maiores riquezas é a diversidade --além da liberdade pessoal.
Nossos protestos e tentativas de conversa foram inúteis; o jovem está convencido de que sua causa é nobre. Ao menos ele não é um perigo muito grande: a eugenia, ainda bem, é crime na Suíça.
    Concordamos com a autora em gênero, número e grau - diferenças existem e misturadas fornecem experiência rica e encantadora de vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.