segunda-feira, 29 de setembro de 2014

SEMANA SENAC DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE - 7 a 11 de outubro - com audiodescrição e Libras

O SENAC Consolação realiza, de 7 a 11 de outubro, a Semana SENAC de Inclusão e Diversidade com o tema “Nossas Relações com a Inclusão".

O evento tem a proposta de promover momentos de sensibilização e diálogo entre atores sociais acerca das capacidades, vulnerabilidades e (não) oportunidades apresentadas pelos diferentes grupos sociais minoritários. O objetivo é influenciar na construção de valores e atitudes favoráveis a uma sociedade possível para todos, pautada na convivência harmoniosa e no respeito às diferenças.

Evento com audiodescrição e interpretação em Libras; o auditório tem acessibilidade
Local: Rua Dr. Vila Nova, 228 – térreo - Centro
São Paulo, SP
Gratuito
Inscrição: por telefone ou pelo site:
Telefone: (11) 2189.2000 ou 2189 2111

Programação

EXPOSIÇÃO SENSORIAL - O SORRISO DA BORBOLETA
7 a 10 de outubro das 10:00 - 21:00
11 de outubro das 10:00 às 14:00

Um despertar de sensações, rompendo paradigmas através da música, pinturas, vídeo, cheiros...
A poesia como fio condutor, humanizar!
Sentir, tocar, experimentar, expandir novas reflexões e afetos.

Apresentação do Artista CA CAU

O artista CA CAU é compositor, cantor, artista plástico e poeta. Nas artes plásticas destacam-se as exposições, “OMISTERIOEMTEMPOEPOESIA” que ficou em cartaz em São Paulo no MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA e no METRÔ IPANEMA (Rio de Janeiro), visitada por mais de 55 mil pessoas. A exposição “S. O. S SÓS” esteve em cartaz em Portugal e na Itália. Estas exposições apresentaram o ineditismo de promover total acessibilidade.

ABERTURA COM DEBATE:
Como você se percebe e como os outros percebem você?  Possibilidades de incluir considerando talentos.

7/10/14 -  terça-feira das 19:00-21:00
Cada pessoa possui potencialidades e capacidades diversas e para pessoas com deficiência não é diferente. Por meio da percepção ampliada e adequada, pode-se considerar o diferencial presente em cada uma delas, tendo como consequência alta produtividade e resultados positivos para a sociedade.
Mediação: Roseli Behaker Garcia
Graduada em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduada em Linguagem das Artes pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Analista de Recursos Humanos do Instituto Presbiteriano Mackenzie. Ministra palestras sobre inclusão, mercado de trabalho, motivação. Representou o Brasil no Congresso Internacional para Mulheres com Deficiência Visual no Canadá em 1996. Atriz há oito anos pela Oficina dos Menestréis, dirigida por Deto Montenegro é também uma das atrizes da série Dicas de Convivência do Instituto Mara Gabrilli.

Mestre de Cerimônia: Pedro Zogbi

OFICINA DE MEDIAÇÃO: como proporcionar a integração de pessoas com e sem deficiência para trabalhar uma construção coletiva e atingir um objetivo comum.
08/10/14 – quarta-feira das 14:00 às 17:00

A metodologia da Gestão Mediada possibilita a interação da liderança com as equipes de trabalho, facilitando a obtenção de resultados estratégicos. Neste cenário as lideranças são instrumentalizadas por meio de exercícios cognitivos e os profissionais adquirem maior capacidade para administrar as questões vivenciadas diariamente preparando-os para enfrentarem os desafios no ambiente corporativo.
Esta metodologia pode ser incorporada em diversos programas de treinamento e desenvolvimento, que podem ser customizados de acordo com as competências a serem desenvolvidas em seus profissionais com ou sem deficiência.
Público-alvo: PcD, professores, gestores, profissionais de RH, familiares de PcD.
Mediação: Teresa Pereira
Psicopedagoga pós-graduada pelo Instituto Isabel/RJ, Especialização em Deficiência Intelectual pela UGF/SP, Formação em Pedagogia pela Faculdade Cândido Mendes com habilitação em Direção Escolar. Formações no Programa de Enriquecimento Instrumental para cegos – PEI Tátil- Instituto Feuerstein/ Paris e no Curso Learning Potential Assessment Device (LPAD) - ICELP (International Center for the Enhancement of Learning Potential - Jerusalém / Israel. Especialista em mediação cognitiva pelo ICELP. Docente da área de Educação do SENAC Consolação e consultora de desenvolvimento das Oficinas de Raciocínio Lógico.
WORLD CAFÉ - A Matemática da Inclusão = Eu e Você juntos: somar para incluir
09/10/14 – quinta-feira das 14:00 -17:00
Serão tratados temas como diminuir preconceitos, dividir experiências, somar saberes, etc.
Público alvo: profissionais com deficiência, professores, profissionais de RH, gestores.
Mediação: Pedro Paulo Zogbi
Psicólogo, especialista em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual pela Faculdade de Educação da PUC. Experiência em recrutamento e seleção de pessoas com deficiência, atuação com programas de Responsabilidade Corporativa em Diversidade. Docente do Senac Consolação, atuando na capacitação de jovens e em programas de inclusão de pessoas com deficiência no ambiente corporativo.
RODA DE DIÁLOGO: vamos conversar sobre inclusão?
10/10/2014 – Sexta-Feira das 15:00 ás 17:00
Espaço aberto às pessoas com deficiência já inseridas ou não no mercado de trabalho, familiares, gestores e profissionais de RH para colocarem suas ideias, opiniões, compartilhar experiências.

Encontro com os autores Lak Lobato, Marta Gil e Marcio Câmara
11/10/14 – Sábado das 10:00 -12:00
Lak Lobato
Comunicadora formada pela Universidade Anhembi Morumbi, Lak Lobato é surda adquirida desde os 10 anos de idade e passou mais de 20 anos sem ouvir, recuperando a audição por meio do Implante Coclear. Autora do blog e livro "Desculpe, não ouvi!" que fala sobre deficiência auditiva sob o foco dos surdos oralizados, usuários da língua portuguesa e de próteses e implantes auditivos. Colunista da Revista Incluir e do site português sobre surdez "PorSinal". Palestrante e analista de Comunicação Interna Empresarial.
Marta Gil
Consultora, socióloga, Coordenadora Executiva do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais e colunista da Revista Reação. Autora do livro “Caminhos da Inclusão – a trajetória da formação profissional de pessoas com deficiência no SENAI-SP” (Editora SENAI, 2012).
Marcio Câmara
Taxista há 07 anos, estabeleceu relações com pessoas com deficiência que ficavam nos semáforos, das ruas de São Paulo. Autor e Editor do livro “Anjos da Rua” que registra estas experiências e histórias.

11/10/14 – Sábado
14:00-15:30
REFLEXÃO MEDIADASensações -  com o artista plástico Ca Cau e Roseli Garcia 
A atividade terá como fio condutor as sensações experimentadas durante a visita a exposição sensorial realizada durante a semana e suas relações com o processo de inclusão.
Mediação: Pedro Paulo Zogbi
INTERVALO – das 15:30-16:00

ENCERRAMENTO das 16:00-17:00
Apresentação Musical com o artista Ca Cau do Atelier Travessia
O artista CA CAU é compositor, cantor, artista plástico, poeta e possui parcerias com FLÁVIO VENTURINI, ALCEU VALENÇA, DOMINGUINHOS, entre outros. Sua carreira musical é marcada por várias apresentações nacionais e internacionais, destacando-se: “MONTREUX JAZZ FESTIVAL” e a turnê “ACORDES PRO MUNDO”, onde recebeu o prêmio BRAZILIAN INTERNATIONAL PRESS AWARD, nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.