segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A inclusão no empreendedorismo. O SEBRAE aposta nessa fórmula.

by Ricardo Shimosakai
Cadeirante Ricardo Shimosakai no grupo de Empretecos formados em agosto de 2014 pelo SEBRAE-SPCadeirante Ricardo Shimosakai no grupo de Empretecos formados em agosto de 2014 pelo SEBRAE-SP
Em julho de 2013 o Sebrae-SP assinou um protocolo de intenções com a Secretaria de Estado Dos Direitos da Pessoa com Deficiência para dar a este público orientações sobre empreendedorismo. Foi o lançamento do Projeto Sebrae Mais Acessível, onde o público-alvo, explica a entidade, são os empresários, com ou sem deficiência, e futuros empreendedores de pequenos negócios que já trabalham na informalidade.
Ricardo Shimosakai, cadeirante e Diretor da Turismo Adaptado, foi convidado pela coordenadora do projeto Ana Paula Peguim, para falar no lançamento do programa. “A capacidade de empreender e ter sucesso em seu negócio, independe da sua deficiência, e sim de seu conhecimentos e comportamentos”, comenta Ricardo.
Outra ação do programa de Acessibilidade do Sebrae-SP é a disponibilização do intérprete de Libras, para empresários e futuros empreendedores com deficiência auditiva, nos eventos presencias em todo Estado. Para ter acesso a este benefício, é necessário solicitar a presença do intérprete, com antecedência de cinco dias úteis, pelo site, ao fazer inscrição do curso, pela Central de Atendimento (0800 570 0800) ou diretamente em um dos 33 Escritórios Regionais do Sebrae-SP, sem qualquer custo.
O projeto elaborou também audiolivros sobre empreendedorismo, uma outra forma de acessibilidade que facilita o acesso ao conteúdo principalmente para pessoas com deficiência visual. São uma coleção de cartilhas em áudio para quem quer melhorar o seu negócio ou que pretende abrir sua própria empresa. Para ter acesso ao conteúdo, clique no link a seguir Audiolivro SEBRAE-SP
Ricardo Shimosakai vem apoiando o Programa SEBRAE Mais Acessível, e recentemente participou do Empretec, visando melhorar ainda mais seu negócio. O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas - ONU voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios, promovido em cerca de 34 países. No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo Sebrae e já capacitou cerca de 190 mil pessoas, em 8.400 turmas distribuídas pelos 27 Estados da Federação. Todo ano, o Empretec capacita em torno de 10 mil participantes.
Fonte: SEBRAE-SP
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.