terça-feira, 23 de setembro de 2014


DEZ INDICAÇÕES DE FILMES SOBRE ALZHEIMER, lista originada de correspondência recebida do blog :

Low Carb - Reflexões sobre saúde e alimentação

Autor:

Quem sou eu

Minha foto

Médico urologista, formado em 1993 pela UFRGS, com pós-graduação em patologia experimental na FFFCMPA e nos EUA. Atualmente com interesse especial sobre a interface entre nutrição e saúde, após constatar que as orientações dietéticas tradicionais (pirâmide alimentar, etc), não são baseadas em ciência e em evidências, e produzem mais malefícios do que benefícios.
Email para contato profissional:soutopaleo@gmail.com




   

10 Filmes sobre Alzheimer



O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa do cérebro, que ainda é incurável, mas pode ser tratada para que os sintomas sejam retardados.
O principal sintoma é a demência, a perda crescente de memória, de curto prazo até chegar à incomunicabilidade.
O cinema já explorou este tema muitas vezes, sempre com muita dramaticidade.
Selecionei 10 dos melhores filmes sobre Alzheimer.


1.  A Moment to Remember (a primeira parte do filme é uma história de amor entre uma linda e simpática garota filha de um empreiteiro e um carpinteiro que trabalha para ele. ela é engraçada e esquecida, o que lhe dá até um charme, mas aos poucos se revela num caso de Alzheimer precoce, que vai destruir a vida deles. poucos filmes me emocionaram tanto quanto este coreano de Lee Jae-Han / John H.Lee, baseado num drama de TV japonês)


2.  Longe Dela (Gordon Pinsent e Julie Christie são um casal que vive feliz junto há mais de 40 anos, quando ela começa a mostrar sinais da doença. relutante, ele a interna numa clínica, mas uma das regras é que ela não pode receber visitas por um mês. quando ele finalmente vai vê-la, ela não o reconhece e ainda se afeiçoou por outro paciente. lindo filme, indicado para os Oscars de atriz e roteiro)


3.  Diário de uma Paixão (um idoso lê todos os dias num diário para uma mulher com alzheimer a história de amor entre uma jovem rica e um rapaz de família pobre que se conhecem e se apaixonam quando ela passa férias no sul antes da segunda guerra. as diferenças sociais os separam por anos até o reencontro quando ela está prestes a casar com outro. bonito sim, mas supervalorizado)


4.  A Família Savage (dois irmãos - os ótimos Philip Seymour Hoffman e Laura Linney -, que trilharam caminhos diferentes, ficam sabendo que terão que lidar com a doença do pai, de quem sempre fugiram, que já está num estado avançado do Alzheimer. o bom roteiro da diretora Tamara Jenkins consegue lidar com ironia e até humor com um tema difícil)


5.  Iris (a história de amor entre a escritora Iris Murdoch - Judy Dench e Kate Winslet ambas soberbas - e seu marido em duas épocas distintas, no frescor da juventude e na velhice, quando ela está com Alzheimer. bom filme)


6.  O Filho da Noiva (Ricardo Darín é um pai separado, com um pai bem humorado de quem herdou seu restaurante. o único arrependimento do pai - Hector Altério - é não ter casado na igreja com sua esposa e decide fazer isso antes de morrer. o problema é que a noiva - Norma Aleandro - está com Alzheimer adiantado e a cerimônia tem que ser apressada. um dos melhores filmes do cinema argentino, com um elenco fenomenal e um direção delicada de Juan José Campanella) 


7.  Meu Pai, um Estranho (Gene Hackman é um jovem professor que sonha em casar e mudar para a Califórnia, quando às vésperas de seu casamento, sua mãe morre e ele é obrigado a cuidar de seu pai -Melvyn Douglas -, que está começando a desenvolver Alzheimer, já que sua irmã foi deserdada pelo pai por ter casado com um judeu. os dois atores e o roteiro foram indicados ao Oscar em 1971. vale a pena assistir)


8.  O Caso Alzheimer (bom policial belga, sobre um assassino profissional - Jan DeCleir -, que é contratado para um último trabalho, já que percebe que os sintomas de Alzheimer estão se intensificando e pretende se aposentar. mas sua missão envolve poderosos e prostituição infantil, com a qual não pode compactuar. diferente e interessante)



9.  A Song for Martin (um famoso compositor e uma violista se apaixonam durante uma turnê e separam-se de seus respectivos esposos, casam-se e passam a viver felizes juntos. cinco anos depois ele é diagnosticado com Alzheimer e seu comportamento começa a mudar. belo e pesado filme sueco, dirigido por Bille August)


10.  Aurora Boreal (após a morte de seu pai, um rapaz de 25 anos - Joshua Jackson - vive pulando de emprego em emprego. o avô - Donald Sutherland - tem Alzheimer se desenvolvendo rapidamente e para ficar perto dele e da avó, ele consegue um subemprego na instituição onde eles estão)


Obs: Na lista originalmente publicada constava o filme "Amor e Outras Drogas", que na verdade trata sobre outra doença degenerativa, o Parkinson, que é diferente. Alertado pela leitora Rachel (ver comentários), substitui o filme.


Veja ainda: "10 Filmes sobre Amnésia" e  "10 Filmes sobre Asilos".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.