quinta-feira, 13 de março de 2014

inclusão chegando mais...

Fonte:http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=40424

 Formação inédita vai capacitar profissionais da rede em Educação Especial e Inclusiva

Em evento nesta quarta (12) também foi anunciado o aumento das salas de recurso em todo o Estado.

Da Redação
A Educação dá início nesta quarta (12) à formação continuada inédita de 1.600 professores e gestores da rede com foco na educação especial e inclusiva. São sete cursos de especialização lato sensu elaborados em parceria com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo (EFAP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a partir do projeto REDEFOR.
A ação visa ampliar o número de profissionais especializados no atendimento de alunos com deficiência, bem como aprimorar a política de inclusão na rede estadual de ensino paulista. Além disso, com os novos especialistas a Secretaria pretende aumentar ainda mais a quantidade das salas de recursos, ambientes regidos por professores especializados e equipados com materiais pedagógicos específicos, de acordo com o tipo de deficiência.
Atualmente, estão matriculados em classes comuns da rede estadual mais de 62 mil alunos com algum tipo de deficiência. Eles dispõem ainda de 1.770 salas de recursos, número 45% maior que no ano passado, quando eram disponibilizadas 1.214 unidades.
Aos professores e gestores foram oferecidas vagas no curso de Especialização em Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Os coordenadores pedagógicos também puderam optar por seis cursos de Especialização em Educação Especial nas áreas de deficiência auditiva, visual, física, intelectual, transtorno global do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação. O programa prevê encontros presenciais, atividades online e trabalho de conclusão de curso.
Convênios
Além do oferecimento de classes inclusivas e salas de recurso, a Pasta tem firmados 295 convênios com entidades, como APAEs, que acolhem alunos com deficiência em todo o Estado de São Paulo. Neste ano, serão repassados R$ 115 milhões para o atendimento de 28 mil estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.