quinta-feira, 27 de março de 2014

Cresce o número de idosos que continuam no mercado de trabalho

Fonte:http://www.aterceiraidade.com/diversos/cresce-o-numero-de-idosos-que-continuam-no-mercado-de-trabalh

Cresce o número de idosos que continuam no mercado de trabalho

Postado por: Equipe Terceira Idade | Em: Diversos
Imagem: ShutterstockImagem: Shutterstock
Quem foi que disse que o mercado de trabalho foi feito apenas para os mais jovens? Se você pensa dessa maneira, pode mudar o seu conceito. Isso porque, idosos que pensam em levar uma vida bem distante da monotonia têm optado por continuarem no mercado de trabalho de diferentes empresas de pequeno, médio e grande porte ou até mesmo na área varejista ou do comércio. E não são poucos!
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 4,5 milhões de aposentados não encerram as atividades trabalhistas. Além disso, a pesquisa indica que a tendência é um aumento desse número, já que as projeções do instituto para 2020 são de 20 milhões e, em 2060, esse número deve quadruplicar, chegando à casa dos 60 milhões de pessoas com 65 anos ou mais ainda no mercado de trabalho.
A principal razão para isso está relacionada com a perspectiva de vida dos brasileiros que aumentou. A expectativa ao nascer passou de 74,1 anos, em 2011, para 74,6 anos, com acréscimo de 5 meses e 12 dias em 2012. Aliás, se comparada ao ano de 2002 – na qual ela era de 71 anos – houve um aumento de quase quatro anos.
Sendo assim, com essa perspectiva maior, muitas empresas têm aberto oportunidades para a maturidade por causa da mão de obra qualificada e com vasta experiência. De acordo com um estudo realizado pelo Banco Mundial, atualmente, pessoas com mais de 60 anos correspondem a 12 % da população economicamente ativa no Brasil, mas a estimativa é de que em 37 anos eleve-se para 49%.
Leia Também:
Outra razão é que quando a companhia está com contenção de gastos e, em contrapartida, pretende fazer uma guinada nos negócios, costumam trocar dois juniores por apenas um sênior. Mas não é somente a empresa que observa vantagens no fato de esse profissional continuar no mercado de trabalho.
O aposentado que permanece com as atividades no trabalho vê uma oportunidade de elevar a renda mensal da previdência social ou privada, pois em alguns casos, o valor da mesma não é suficiente para dar conta das despesas com água, luz, gás, supermercado, remédios, entre outros.
Você também quer fazer parte dessas estimativas? Então não deixe de anotar as cinco dicas abaixo. Acompanhe:
- Busque uma atividade de meio período para não comprometer idas ao médico ou outras atividades que deseja realizar no dia a dia;
- Opte por um trabalho que não seja tão desgastante emocionalmente, nem fisicamente. Uma dica é buscar por atividades diferentes daquelas nas quais fazia anteriormente;
- Para quem pretende continuar trabalhando, porém, com o seu negócio próprio, o ideal é fazer um planejamento e tomar cuidado com o valor que será investido. Sendo assim, não comprometa o seu patrimônio aplicando tudo em uma empresa que ainda não sabe se dará certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.