A atriz - perto de completar 57 anos - é usuária de ônibus
Lucélia Santos – perto de completar 57 anos – é usuária de ônibus
Tenho admiração pela atriz Lucélia Santos – completa 57 anos em maio -, pois, quem sabe, será ela que vai conseguir o que ninguém, mas ninguém mesmo, conseguiu até agora: melhorar o transporte de ônibus no Rio de Janeiro. Outro dia, entrei num deles e desci dois pontos adiante, porque, pela maneira como o motorista conduzia o ônibus, eu tinha certeza que haveria um acidente. É comum isso acontecer. Lucélia, que não dirige e se locomove pela cidade de ônibus, está prometendo fazer da melhoria do transporte a sua causa.
Leia o artigo de Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo:
Após uma foto sua no ônibus virar alvo de comentários nas redes sociais, a atriz Lucélia Santos fez uma lista com prioridades para melhorar o transporte público no Rio. Ela quer virar ativista da causa (“para o conforto de pessoas como eu e dona Francisca”, sua faxineira). “Dona Francisca anda três horas de ônibus por dia para chegar aqui. Ela está extremamente grata porque estou podendo falar por ela”, diz. A seguir, os pedidos da atriz:
  • Mudança da frota para circulação de ônibus novos. Fora com a sucata!
  • Se quiserem manter os velhos, que seja feita uma revisão geral nos veículos.
  • Numa cidade quente como a nossa, o razoável seria ar-condicionado em todos os ônibus. Questão de saúde!
  • Que seja aumentada a frota em número de ônibus suficiente para que toda a população possa viajar sentada. Que se crie uma logística inteligente das linhas.
  • Mapeamento das zonas de maior demanda e que se crie um planejamento para atender a todos, principalmente nas horas de pico.
  • Pontualidade! Que os horários dos ônibus sejam estampados nos postes, nos pontos de parada.
  • Iluminação adequada nos locais de parada para maior segurança. Isso evitará assaltos à população. E ataques sexuais às mulheres.
  • Revisão dos salários e de carga horária dos motoristas, para evitar estresse. Dar atendimento psicológico e treinamento, gerando cordialidade e respeito.
  • Que se crie uma inteligência para melhorar o trânsito, definindo lugares para cada veículo. Proibir táxis de parar em qualquer lugar.
  • Os novos ônibus devem ter rampa para cadeirantes.

  • Lucélia diz que “é normal” andar de ônibus e que quem a critica é “cafona”.   “Essas pessoas que tiram fotos de si nos metrôs de Paris, Londres e Frankfurt chegam aqui e se trancam em seus carros blindados. Essas pessoas têm que mudar um pouco de conduta.” Reclama do monopólio das concessionárias e da falta de fiscalização. “Se o governo fosse comprometido com a população, falaria que está uma droga”. Como passageira, diz sentir na pele os problemas. “Os ônibus passam num buraco e as pessoas batem a cabeça no teto! Outro dia, tinha um banco caindo em cima de mim, ”, disse ela, acrescentando: “Agora, eu quero entrar nessa luta. Essa xereta que tirou foto de mim não sabe o bem que fez.”