sexta-feira, 21 de março de 2014

OMS/Plano 2014-2019/Deficiência visual

Fonte:http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=40487

 Plano da OMS de redução de doença ocular vai até 2019

F123
20/03/2014

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) referentes a 2010, 285 milhões de pessoas em todo o mundo, o equivalente a 4,24% da população do planeta, têm alguma deficiência visual.

da Redação
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) referentes a 2010, 285 milhões de pessoas em todo o mundo, o equivalente a 4,24% da população do planeta, têm alguma deficiência visual. Desse grupo, 14%, ou 39 milhões, são cegas. O que chama mais atenção é que, segundo o órgão, 80% dos casos poderiam ser evitados.
No que se refere a quem tem baixa visão, o principal problema, com 42% do total dos casos registrados, são os erros de refração não corrigidos, ou seja: miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia que, se não são tratados, podem levar à baixa visão severa e até à cegueira. Em segundo lugar vem a catarata, com 33%, doença que pode ser corrigida numa cirurgia relativamente simples.
Entre os cegos, é exatamente a catarata a principal causa, com 51% dos casos, seguida pelo glaucoma, que é responsável por 8%. Apenas 4% ficaram cegos na infância.
Mas números sozinhos não mudam nada. Para tentar mudar esse retrato, a OMS criou o Plano de Ação para Prevenção da Cegueira Evitável e de Deficiências Visuais 2014-2019, um conjunto de esforços que depende da ação de cada país-membro, e de cada cidade, para que as metas sejam alcançadas. A principal delas é que, até 2019, as doenças oculares sejam reduzidas em um quarto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.