quinta-feira, 20 de março de 2014

Fonte: http://www.olhardireto.com.br/juridico/noticias/exibir.asp?noticia=Gastos_com_cuidadores_de_idosos_po

05/03/2014 - 09:20

Gastos com cuidadores de idosos podem se tornar dedutíveis do Imposto de Renda

Da Redação - Katiana Pereira
Foto: Ilustração
Gastos com cuidadores de idosos podem se tornar dedutíveis do Imposto de Renda
O Projeto de Lei do Senado (PLS) 57/2014, apresentando esta semana pelo senador Waldemir Moka (PMDB-MS), prevê que os gastos com cuidadores domiciliares de idosos podem se tornar dedutíveis do Imposto de Renda.  A matéria está na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde aguarda o recebimento de emendas.

Na justificativa, o senador lembra que, nos últimos anos, tem ocorrido um constante aumento da expectativa de vida. No entanto, o envelhecimento da população também traz outros efeitos, sendo comum indivíduos com idade mais avançada apresentarem incapacidade física ou mental, em graus diversos.

Taques relata projeto para tipificar ‘crime de desordem’ e alerta que manifestação é direito garantido

O projeto altera a Lei nº 9.250, de 26 de dezembro de 1995, com a inclusão da alínea “a” do inciso II do art. 8º da referida lei, que passará a vigorar da seguinte forma, caso seja aprovado: a) aos pagamentos efetuados, no ano-calendário, a médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, cuidadores domiciliares de idosos e hospitais, bem como as despesas com exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias.

O senador lembra que as pessoas incapacitadas e suas famílias comumente necessitam do auxílio de profissionais qualificados, de forma que a presença dos chamados cuidadores de idosos nos lares tem sido cada vez mais frequente.

Moka acrescenta que os gastos efetuados com cuidadores são elevados e desequilibram o orçamento familiar. No entanto, lembra Moka, ao contrário das despesas com médicos, dentistas, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde, os gastos efetuados com cuidadores ainda não são dedutíveis da base de cálculo do Imposto de Renda, conforme a legislação atual.

Confira aqui a íntegra do Projeto de Lei 51/2014 e a sua justificativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.