quinta-feira, 6 de março de 2014

A arte humanizando!

Fonte: http://www.sonoticiaboa.com.br/noticia.php?i=4537

Artistas transformam bueiros em arte e dão colorido às ruas

     
  • PDF
 

Fotos: divulgação
Um projeto bacana está colorindo Porto Alegre e transformando bueiros do bairro Cidade Baixa - reduto boêmio na região central - em arte.
O projeto, chamado de Bueiros com Arte, reúne mensalmente artistas e moradores e está na quarta edição.
Juntos eles já alegraram mais de 100 bueiros em três meses.
A iniciativa foi uma criação da associação Cidade Baixa em Alta, que reúne bares da região e promove atividades como blocos de Carnaval de rua ou piqueniques solidários no bairro, em parceria com o coletivo de arte Núcleo Urbanóide.
"Este é um movimento que acontece no mundo inteiro, em Amsterdã, Itália, Londres. Queríamos fazer isso no bairro, deixá-lo mais colorido", conta o coordenador do Cidade Baixa em Alta, Tiago Faccio.

A dinâmica do projeto é simples: uma vez por mês, uma rua do bairro é escolhida para receber as intervenções.
Os interessados em participar mandam uma ideia de arte, que é analisada pelo coletivo para garantir que nenhuma pintura seja ofensiva e que estejam todas de acordo com a mensagem do projeto.
Depois disso, todos se reúnem no mesmo dia para colocar as ideias em prática.
"A ideia do projeto é deixar um espaço normalmente ignorado, mais colorido, transformando a rua em uma galeria de arte", diz Tiago.
O projeto conta com o apoio dos moradores do bairro.
"As pessoas aprovam, já não virou mais apenas um evento mensal, virou uma galeria. As pessoas estão indo para as ruas para tirar foto, participar, prestigiar", conta.

A próxima edição do projeto ocorre em 15 de março, na rua da República, quando deverão ser personalizados mais 40 bueiros da região.
"Nossa ideia é não parar nunca, e quando terminarem os bueiros do bairro, partir pra outros lugares da cidade. A intenção é transformar Porto Alegre em uma grande forma de arte", afirmou Tiago.
Com informações do Terra.
- See more at: http://www.sonoticiaboa.com.br/noticia.php?i=4537#sthash.KP2QRZ6H.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.