quarta-feira, 19 de março de 2014

Idosos - cuidados ao se comunicar

Fonte:http://portaldoenvelhecimento.org.br/noticias/saude-doenca/como-ter-uma-comunicacao-mais-efetiva-com

Como ter uma comunicação mais efetiva com os idosos


Mesmo que a comunicação com os mais velhos seja mais desafiadora, vale a pena o esforço. Ao manter uma ligação amorosa com uma pessoa idosa, você honra sua relação, e ajuda a melhorar a qualidade de vida dessa pessoa.22/01/2014 - por Por Sharon O'Brien. Tradução: Dhara Lucena na categoria 'Saúde-Doença'
Se você tem um parente idoso ou um amigo que se mudou para casa de repouso ou uma instituição de longa permanência, sabe que sua relação com ele mudou. As pessoas idosas incapazes de viver independentes, frequentemente têm uma doença crônica ou um nível de demência que fazem com que o autocuidado e a comunicação se tornem difíceis.
Importante lembrar que mesmo que a comunicação com os mais velhos seja mais desafiadora, vale a pena o esforço. Ao manter uma ligação amorosa com uma pessoa idosa, você honra sua relação, e ajuda a melhorar a qualidade de vida dessa pessoa. Veja a seguir algumas dicas:
Alterações físicas podem afetar a comunicação
O declínio físico devido a idade pode tornar a comunicação mais difícil. Uma perda auditiva faz com que seja mais difícil a pessoa compreender, portanto seja paciente e fale mais claramente. Certifique-se de encarar a pessoa enquanto estiver falando, e evite falar enquanto estiver comendo. Verifique se dispositivos de audição melhoram a comunicação por telefone.
A perda de visão torna mais difícil para um idoso reconhecer os amigos, por isso não leve para o lado pessoal.
Alguns idosos experimentam mudanças na habilidade de falar e suas vozes ficam mais fracas, ou mais difíceis de entender. Seja paciente ao escutar, e fique atento para o caso da pessoa  idosa ficar cansada e querer que a visita acabe.
A perda de memória costuma ser um dos efeitos do processo de envelhecimento mais comum na velhice, embora as pessoas experimentem diferentes níveis de perda da mesma. Na maioria das vezes, a memória de curto prazo é afetada, tornando mais difícil para uma pessoa idosa se lembrar de eventos recentes. Tenha isso em mente, e pratique a paciência.
Deixe a pessoa idosa relembrar velhas histórias e lamentar
Quando alguém vive muito, é impossível não experimentar alguns sentimentos de perdas significativas. As mortes de parentes e amigos, perder a habilidade de trabalhar e ser independente, mudanças na saúde e nas finanças, e ser incapaz de tomar simples decisões podem afetar a autoestima de uma pessoa idosa.
Essas perdas podem gerar tristeza, assim como o luto de pessoas mais próximas. As respostas mais comuns ao luto são a depressão, isolamento social, e irritabilidade. Portanto, verifique se a pessoa idosa tem esses sintomas e dê assistência médica ou aconselhamento.
Respeite a história, os conhecimentos e os valores da pessoa idosa
É importante deixar a pessoa se expressar através de seus pensamentos e sentimentos,  porque a experiência de vida de alguém que viveu muito pode ser muito diferente da sua. Respeite mesmo que você discorde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.