quinta-feira, 13 de março de 2014

Amor pele a pele! Insubstituível!

Fonte:http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=4598

Pai Canguru: projeto ajuda a desenvolver bebês prematuros

     
  • PDF
 

foto: divulgação/governo RJ
Um método simples está aproximando pais e bebês recém-nascidos em um hospital do Rio de Janeiro.
É o projeto Pai Canguru.
Enrolados com faixas de atadura, pai e filho desfrutam de alguns minutos, juninos, em um contato pele a pele.
A boa nova funciona no Hospital Estadual Rocha Faria, em Campo Grande, Rio.
Ágata Vitória nasceu aos seis meses de gestação e com baixo peso. 
Trinta minutos foram suficientes para estreitar o laço entre pai e filha, interrompido por um período de um mês de internação em uma UTI.
Thiago de Oliveira e a pequena Ágata Vitória, de apenas 50 dias, não puderam ter contato logo após o parto, mas agora estão recuperando o tempo perdido durante as visitas do projeto Pai Canguru.
A ideia
O método Canguru foi criado para tornar possível o contato mais próximo entre os pais e o recém-nascido prematuro.
O sistema promove a interação, fortalece o desenvolvimento psicoafetivo do bebê e garante aos pais a segurança necessária para cuidar e diminuir o sofrimento de seu filho nesta etapa delicada.
Quando realizado pelo pai, o método também pode ajudar a transmitir à mãe a certeza de ter ao seu lado um companheiro que vai apoiá-la nesta fase.?
“Quando ela foi pra UTI, achei que não íamos ter contato tão cedo. Na transferência para a Unidade Intermediária (UI), me informaram que podia participar do Pai Canguru e fiquei feliz. A sensação de encostar na pele dela, esse contato é muito legal. Ela fica calminha quando estamos juntos. Acho que está feliz”, afirmou Thiago.??
Condições
Para participar do Pai Canguru, os bebês precisam estar em boa condição de saúde, sem uso de oxigênio e punção venosa.
No início os pais ficam com o bebê enrolado durante 15 minutos, tempo que pode aumentar de acordo com a evolução da criança.
É permitida a visita diária, em horários pré-estabelecidos.
Os profissionais envolvidos no processo foram treinados para garantir que o método seja exercido com segurança. ??
“Nossa ideia é oferecer melhor suporte de carinho ao bebê, aumentando o vínculo afetivo entre o pai e a criança. Essa ação já é feita há muito tempo com as mães cujos bebês estão internados nas unidades, mas com o tempo percebeu-se a necessidade de incluir o pai, fazendo a integração da família inteira. Eles são convidados por nós e temos percebido boa receptividade. Muitos têm receio de infectar a criança, por estarem vindo da rua, mas é importante que o bebê crie anticorpos que serão importantes para viver a realidade futura, fora do hospital”, explicou a coordenadora da Neonatologia do hospital, Maria Angélica Svaiter.
Com informações do Governo do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.