terça-feira, 25 de março de 2014

Caso real - "Tudo começou com uma valsa!"

TUDO COMEÇOU COM UMA VALSA!


   Sou Maria de Lourdes, tenho 61 anos, faço os serviços “de rua” da casa de minha mãe, com 83 anos, ativa, capaz de lavar suas roupas e seu quintal. Hoje sou casada com Alfredo, de 93 anos, que tem filhas mais velhas do que eu! É meu segundo casamento – eu não imaginava casar de novo! A primeira relação foi de muito sofrimento, com infidelidade e violência desnecessária, uma condição financeira de vida muito boa, que eu tentava manter em nome de filhos e casamento. Com 47 anos deitei rica e acordei pobre. Ele organizou sua vida em outra cidade, com outra pessoa e me deixou as contas para pagar. Sorte que na primeira traição já tinha conseguido a escritura da casa em que morava em nome das filhas – ao menos um teto! Fui trabalhar como torcetriz
, ganhava muito bem atendendo quatro firmas, em três cidades próximas entre si, sem escolher dia ou hora, estafante! Sobrevivemos. Anos depois, uma amiga me arrastou para um baile, mais freqüentado por quem gostava de músicas mais antigas. Eu me sentia absolutamente desconfortável, até enxergar um senhorzinho que me olhou e sorriu. Meu coração intuiu – “Esse é respeitador!”. Veio me convidar para dançar uma valsa- um sonho em minha vida, nunca tinha experimentado! Foi um deslumbramento! Ele era um dançarino experiente, premiado em muitos concursos de valsa, sozinho há nove anos. Do namoro, passamos à convivência, e logo ao casamento. Continuamos dançando! Pediu que eu não trabalhasse mais, para ficarmos mais tempo juntos. Como casal, assessoramos uma porção de idosos que moram no mesmo prédio que o nosso, em situações do cotidiano como buscar verduras em horta, acompanhar em consultas médicas, ou mesmo conversar. Somos um feliz casal-cuidador!
“Uma bela velhice é comumente, recompensa de uma bela vida.” – Pitágoras.
Caso Real, Elizabeth Fritzsons da silva, psicóloga, e-mail: bfritzsons@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.