quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Low Carb - Reflexões sobre saúde e alimentação


Posted: 30 Sep 2014 08:24 PM PDT


Estilo low carb e longevidade – Entre mitos e fatos


O mito do paraíso perdido, onde a longevidade - algo entre a eterna juventude ou a quase imortalidade são as principais qualidades – é tão antigo quanto a história das civilizações.  Talvez um dos lugares mais citados seja Shangri-la, referido no romance “Horizonte Perdido” de James Hilton (1933). Seria um vale isolado do mundo externo, local de vida feliz, saudável, harmoniosa, e com uma comunidade onde seus moradores são praticamente imortais. Outros paraísos imaginários ou poéticos são amplamente citados.
Em 1986 um dos editores do Guiness Book afirmou: nada é mais obscurecido pela vaidade, engano, falsidade ou fraude deliberada que (as informações sobre) extremos da longevidade humana.  (“No single subject is more obscured by vanity, deceit, falsehood and deliberate fraud than the extremes of human longevity”).
Há alguns dias muitos de nós devem ter recebido um post, uma referencia sobre longevidade, onde o estilo alimentar era um dos diferenciais mais importantes  como suporte a tal extravagante qualidade.
A população seria a o povo Hunza, moradores do vale do rio Hunza, um local de 160 km x 1,6 km de dimensões, com uma largura de mais de 2500 m, situado em local bastante limitado por suas particularidades geológicas, no Paquistão.

Apesar de ser foco de alguns livros, que podem ser adquiridos no formato de ebook sob o tema de longevidade e saúde, existe um autor que escreveu um dos primeiros livros sobre essa população, pois viveu na região no anos 50. Tive a chance de obter esse livro. Jonh Clark (doutor em geologia pela Universidade de Princeton) ficou na comunidade entre 1950 e 51, como prestador de alguma ajuda. Seu relato é valioso, uma vez que foi produzido num momento histórico onde a força negativa do que é esperado ouvir não tinha os rigores sofísticos do século XXI. Ele ficou por vinte meses, vivendo com a população local dentro de uma proposta científica, com o rigor da precisão técnica necessária para os relatórios que seriam apresentados a seguir.
Bem, no capítulo nove do livro ele faz o seguinte relato:

That night I took a census of my school in order to discover just how many of the students had lost members of their immediate families. The mortality table read:
(Essa noite eu fiz um censo da minha escola para descobrir apenas quantos dos alunos tinham perdido membros familiares próximos. O quadro de mortalidade ficou assim:


These nine boys were all from better than average families; they ate better than average food and lived in clean houses. Those who have written of the "Healthy Hunzas" and the advantages of "organic gardening" have propagated a myth without bothering to learn the true situation. Hayat gave a swift, brutal summary of life in Hunza: "Those of us who live are strong. Those who are not strong die."
(Esses nove meninos eram todos das melhores do que as medias das famílias; eles comiam melhor que a media alimentar e viviam em casas limpas. Aqueles que tinham escrito sobre os “Hunzas saudáveis” e as vantagens da “jardinagem orgânica”tem propagado um mito sem  se preocupar da verdadeira situação. Hayat fez um resumo rápido, brutal de vida em Hunza: "Aqueles de nós que vivem são fortes Aqueles que não são fortes morrem.".)
É difícil imaginar que essa informação seja compatível com a perspectiva de sobrevivência fácil e longa em um lugar supostamente paradisíaco.

Não, definitivamente viver no vale Hunza não é fácil e tampouco se espera ver pessoas velhas com faces joviais nesse lugar.
"Como alguém que viveu e trabalhou  em Hunza e Baltistan na região do norte do Paquistão, durante uma década, é importante primeiro desmascarar o mito de que as pessoas Burushaski, Wakhi e Shina da região de Hunza sejam abençoados com a vida de Matusalém Este era na verdade um mito que ganhou impulso quando um artigo foi escrito pelo Dr. Alexander Leaf, em janeiro de 1973 na revista National Geographic. Não há absolutamente nenhuma validade científica para a sua afirmação. O povo de Hunza sofre de desnutrição e deficiências alimentares tanto quanto qualquer outro que more em outra região remota das montanhas do sudeste da Ásia. Embora a fé predominantemente Ismaeli (ramo dos muçulmanos Shi-ite) seja progressista e relativamente melhor do que a maioria de seus vizinhos em regiões próximas, todos eles vão dizer a qualquer visitante, que sua expectativa de vida é de cerca de 50 - 60 anos, assim como qualquer outra região do norte do Paquistão ".
O povo Hunza nunca foi vegetariano ou mesmo próximo disso. Eles se abstém de comer muitos de seus animais no verão porque esses animais serão a principal fonte de alimento nos restantes 10 meses do ano. Eles têm se alimentado de uma dieta rica em gordura durante todo o ano, especialmente no inverno, quando o consumo de gorduras animais aumenta. A manteiga, o iogurte e o queijo de cabra, ovelha e leite de iaque são todos muito ricos em gordura, especialmente gorduras saturadas.
Mas um outro local asiático pode ter um povo longevo. Se trata da Georgia. Onde parece haver uma concentração maior de verdadeiros longevos, apesar da expectativa de vida do pais é 70 anos para homens e 79 para as mulheres. Bem melhor que no vale do Paquistão. E é citado, num estudo sobre hábitos alimentares, que aqueles que consomem mais gordura e carne são os que vivem mais tempo.
Mas sobre longevidade, há uma referencia citada pelo pesquisador Ron Rosedale que não pode ser esquecida. Nos Annals of The New York Academy Of Sciences foi apresentado um estudo que mostrou que os centenários geralmente apresentam uma baixa taxa de insulina. Foi realizado pesquisas com uma série de variáveis laboratoriais que pudessem mostrar um traço comum a pessoas dessa faixa etária, e tudo pareceu estar relacionado a uma baixa taxa de insulina e suas consequências positivas.
Nesse caso já sabemos qual a melhor maneira de ter uma insulina baixa: ter uma alimentação com consumo baixo de carboidratos.

Assim o nosso Éden pode nossa casa mesmo, sem precisar ir para qualquer lugar muito exótico! As portas desse jardim, tem chaves que estão ao acesso de qualquer um: UMA DIETA LOW CARB!
-------------

Se quiser baixar o livro original sobre o povo Hunza (em Inglês) esse é o LINK
Fonte: Newsletter de http://www.lowcarb-paleo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.