quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Todos cursos universitários deveriam ser envolvidos! E talvez até os mais básicos!

QUA, 22 DE OUTUBRO DE 2014 00:00      ACESSOS: 105
Imprimir PDF
 

Foto: Cedric's pics / Flickr

Voluntariado virou matéria para os alunos de uma universidade de Portugal.
Cerca de 150 estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) iniciam este mês as atividades de voluntariado.
O trabalho gratuito de ajuda ao próximo será feito em mais de dez instituições sociais que funcionam na cidade.

A prestação de cuidados a pessoas com deficiência, apoio a mães solteiras e visitas a sem-teto são algumas das atividades que os futuros médicos vão concretizar.

“Conhecer os constrangimentos de quem vive num meio desfavorecido, as suas lutas e as suas dificuldades, contribui para uma melhor compreensão do doente e, em última análise, para que sejam melhores médicos”,  disse Manuel Nuno Alçada, responsável pela nova disciplina.

A FMUP, que criou este ano letivo a disciplina de “Formação Social e Humana”.
Ela desafia os jovens a integrarem no seu plano curricular 50 horas de voluntariado na Saúde.

“Entendemos que deve ser objetivo desta faculdade promover a formação social e humana dos estudantes de Medicina, através do contacto com o próximo, e com realidades da sociedade que, por vezes, lhes são completamente desconhecidas”, explicou Manuel Nuno Alçada, responsável pela nova disciplina.

Ele lembrou que, na sua vida profissional, os médicos vão ser confrontados com pacientes provenientes de todos os meios sociais. 

Entre as instituições que integram a “bolsa” de voluntariado constam a Médicos do Mundo, o Banco Alimentar Contra a Fome, a Associação dos Albergues Noturnos do Porto e a VO.U (Voluntariado Universitário).

Com informações do Zap e Lusa
Matéria sugerida por Karen Gekker
Fonte :http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=5723 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.