quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Treinar o cérebro ao longo da vida afasta o risco de demência na velhice

Ana Luiza Faria - Hoje em Dia
Imprimir


REPRODUÇÃO DE DESENHO DE LETÍCIA PINTO DE OLIVEIRA/ DIVULGAÇÃO
Potencial a ser explorado
PAPÉIS DISTINTOS – Lado direito do cérebro seria mais ligado à criatividade, e o esquerdo, racional

Treinar o cérebro ao longo da vida pode ser um caminho para afastar o risco de demência na velhice. Quanto mais estudamos e desenvolvemos habilidades, mais aumentamos nossa reserva cognitiva – uma espécie de “banco” de conhecimentos e capacidades ao qual recorremos à medida em que ficamos mais velho.
Esse “depósito” ajuda a explicar, por exemplo, o fato de algumas pessoas manterem determinadas aptidões mesmo em idade avançada, quando o cérebro está atrofiado.
O “encolhimento” do órgão, com o passar dos anos, é tão natural quanto o enrugamento da pele e o clareamento dos cabelos, explica o neurologista Fidel Meira, dos hospitais Madre Teresa e Risoleta Tolentino Neves, em Belo Horizonte.
No cérebro, acontece devido à morte das células. Mas quem tem uma reserva cognitiva maior teoricamente consegue, até certo ponto, compensar essa perda.
COM PRAZER
Se a melhor forma de aumentar esse “banco” é trabalhando a mente, que tal fazer isso de forma prazerosa?
É o que sugere o artista plástico Glauco Moraes. Pós-graduado em psicanálise e diretor da Maison Escola de Arte, ele diz que a correria da vida moderna tem feito a racionalidade, relacionada ao lado esquerdo do cérebro, dominar a maneira de pensar das pessoas. Por isso, uma saída seria exercitar o hemisfério direito, ligado à criatividade. Desenhar é um caminho. Toda pessoa é capaz de fazer isso, e bem, com a técnica correta, que “desperta” esse lado pouco usado do cérebro.
“Além disso, o desenho ativa o lúdico, fortalece os hormônios que combatem o estresse e a falta de concentração”, afirma Glauco.
O mesmo hemisfério permite dominar melhor as palavras, diz o jornalista e arte terapeuta Celso Falaschi. Ele vai ministrar um curso sobre escrita criativa na Integrarte, em BH, também a partir de exercícios voltados para o hemisfério direito do cérebro. “O mundo sente falta de pessoas criativas, uma das qualidades dos grandes líderes”, diz.
Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/horizontes/treinar-o-cerebro-ao-longo-da-vida-afasta-o-risco-de-demencia-na-velhice-1.27326


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.