segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Keep calm

Ciúme, mau humor e ansiedade aumentam risco de Alzheimer em mulheres

Pesquisa demonstrou que personalidade também pode influenciar na doença

02/10/2014 | 18h50
Ciúme, mau humor e ansiedade aumentam risco de Alzheimer em mulheres Stock.xchng/stock.xchng
Foto: Stock.xchng / stock.xchng
Mulheres que são ansiosas, ciumentas, ou mal-humoradas e angustiados na meia-idade podem correr risco maior de desenvolver Alzheimer mais tarde na vida, de acordo com um pesquisa com quase 40 anos de duração publicada nesta semana na edição on-line da revista médica Neurology.

Leia mais notícias sobre Alzheimer
— A maioria das pesquisas sobre Alzheimer tem se dedicado a fatores como a educação, o coração o tipo sanguíneo, traumatismo craniano, histórico familiar e genética. Mas a personalidade também pode influenciar o risco para a demência por meio do seu efeito sobre o comportamento, o estilo de vida ou as reações ao estresse — disse a autora do estudo Lena Johannsson, da Universidade de Gotemburgo, na Suécia. 

Estilo de vida saudável reduz risco de demência, aponta relatório global de Alzheimer
O estudo acompanhou 800 mulheres, com uma idade média de 46 anos, durante 38 anos. Periodicamente, elas faziam testes de personalidade para medir o nível de neuroticismo e extroversão e introversão, junto com testes de memória. Do total, 19% desenvolveram demência.

Felicidade da mulher é mais determinante para o sucesso do casamento
O neuroticismo está ligado a alguns traços de personalidade como preocupação, ciúme e mau humor. Pessoas neuróticas são mais propensas a experimentar emoções negativas, como raiva, culpa, ansiedade ou depressão. Dessa forma, aqueles com maior grau de neuroticismo são emocionalmente reativos, mais vulneráveis ao estresse. A introversão é descrita como reserva e timidez, enquanto a extroversão está ligada a sociabilidade.
Estresse também é fator de risco
As mulheres também eram questionadas se haviam experimentado algum período de estresse, que tenha durado ao menos um mês, no trabalho, com a saúde ou na família. No caso, o estresse se refere a sentimentos de irritabilidade, tensão, nervosismo, medo, ansiedade ou distúrbios do sono. As respostas foram categorizadas em uma escala de zero a cinco, com o zero representando nenhum período de estresse e cinco, com estresse constante durante os últimos cinco anos.
O estudo encontrou que mulheres que tiveram altos graus de neuroticismo — mais ciumentas, angustiadas — têm o dobro de risco para o desenvolvimento do Alzheimer em comparação com as mulheres pouco neuróticas. Entretanto, a relação depende do estresse de longa duração.
Ser reservado ou sociável não interfere no risco de demência por si, mas mulheres que eram estressadas e reservadas tiveram o maior risco de Alzheimer no estudo. Um total de 16, das 63 mulheres caracterizadas como tal, desenvolveram a doença, contra apenas 8, das 64 que eram calmas e extrovertidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.