quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Saúde

Dia Mundial do AVC chama a atenção para a doença que mais mata no Brasil

O derrame cerebral — como também é conhecido — atinge mais as mulheres do que os homens

29/10/2014 | 08h04
Acordar com um lado do corpo paralisado, perder subitamente a capacidade de falar, desmaiar. Esses são alguns dos sintomas do acidente vascular cerebral (AVC), que faz uma vítima a cada cinco minutos no Brasil. O derrame cerebral — como também é conhecido — atinge mais as mulheres do que os homens.
No Dia Mundial do AVC, celebrado hoje, especialistas e voluntários desenvolvem ações para alertar a população sobre os fatores de risco da doença e as melhores formas de preveni-la. Quando não é fatal, o problema pode deixar sequelas. Em Porto Alegre, profissionais de saúde irão aferir os fatores de risco em frente ao ambulatório do Hospital de Clínicas, das 10h às 16h. No sábado, haverá uma corrida na Redenção para promover a prevenção (informações emcorrendocontraoavcpoa.com.br).
À semelhança do que ocorre com doenças cardíacas, o AVC é entendido culturalmente como uma doença que atinge mais os homens. Mas, enquanto um a cada seis homens tem risco de ser vítima da doença ao longo da vida, a proporção é de uma a cada cinco entre as mulheres. Elas possuem, além dos fatores de risco comuns a ambos os sexos, alguns mais específicos, como a gravidez, o uso de pílulas anticoncepcionais e a reposição hormonal após a menopausa.
– As mulheres tendem a viver mais, e o AVC costuma acometer aquelas em uma idade mais avançada em relação aos homens – afirma o neurologista Otávio Pontes Neto, presidente da ONG Rede Brasil AVC e professor de neurologia daUniversidade de São Paulo (USP).
Não à toa, a campanha mundial deste ano, promovida pela Organização Mundial do AVC (WSO), foi batizada "Eu sou mulher, o AVC me afeta".

O que é o AVC?
O Acidente Vascular Cerebral é uma alteração repentina da circulação de sangue no cérebro causada pela oclusão de um vaso sanguíneo (AVC isquêmico) ou pela ruptura do vaso (AVC hemorrágico).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.