sexta-feira, 3 de outubro de 2014

D I V U L G A N D O      U M A    B O A    I N I C I A  T I V A ! ! !

Campanha a favor do direito às vagas especiais acontece pela primeira vez em Aracaju

"Esta vaga não é sua nem por um minuto!" foi a frase de ordem desta sexta-feira, 11. No estacionamento do Shopping Jardins, cadeiras de rodas espalhadas nas vagas não preferenciais chamaram a atenção das pessoas que procuravam um lugar para estacionar; enquanto os atores do Grupo ‘Os Cones' de Teatro da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vestidos de idosos, divertiam as pessoas dentro do shopping e do supermercado.
Assim, a SMTT realizou pela primeira vez em Aracaju a campanha "Esta vaga não é sua nem por um minuto", que visa o impacto social na comunidade quanto ao respeito às vagas especiais. "As cadeiras que a gente espalhou tinham frases que são reais, comuns de serem ouvidas quando os condutores são abordados por Agentes de Trânsito, como ‘vou aqui e volto já', ‘são só cinco minutinhos'...", comentou a coordenadora de educação para o trânsito da SMTT, Mônica Liberato.
Houve ainda abordagem aos idosos que passavam pelo local, apresentando o formulário de cadastro para os que não possuíam o cartão obrigatório para o uso da vaga especial. A coordenadora de educação para o trânsito disse que a SMTT realiza constantemente trabalhos de conscientização, mas que dessa vez, contou com a parceria do vereador Lucas Aribé, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), secretarias municipais e as empresas Pax Atalaia e Osaf, que cederam as cadeiras de rodas. 
Ela explicou também que a fiscalização da Superintendência será feita nos shoppings. "Essa campanha é a abertura de um programa que estamos criando e que vai acontecer a cada dois meses em estacionamentos que disponham de vagas especiais. Ou em empresas privadas ou nas ruas. Existe também um convênio entre a SMTT e os shoppings Jardins e Riomar que, a partir de hoje, a SMTT pode fiscalizar os estacionamentos", disse Mônica.
Dentro no shopping, os atores do grupo teatral ‘Os Cones' encenavam uma peça do chamado ‘teatro de imersão', interagindo com os frequentadores do centro comercial. No enredo ficcional, os personagens, todos idosos, estavam procurando uma moça loira, de vestido estampado que havia ocupado erroneamente uma das vagas especiais, impedido que um deles estacionasse.
O vereador Lucas Aribé contou que a ação é apenas o começo da mobilização a favor do direito às vagas especiais. "Diariamente, nós percebemos o constrangimento das pessoas idosas, pessoas com deficiência que buscam a sua vaga nos shoppings, nos supermercados e têm a vaga ocupada indevidamente. Estamos mostrando que esse ato é uma infração de trânsito. Ocupando as vagas normais com cadeiras de rodas para que as pessoas sintam, em três horas de ação, o que as pessoas com deficiência e idosas, sentem diariamente", expôs.
Uma das idosas que participou da campanha ‘Esta vaga não é sua nem por um minuto', Eda Maria Santos, demonstrou confiança de que a campanha ajudará na conscientização da sociedade. "As pessoas não estão tendo respeito. Todo mundo sabe que é um direito do idoso e a vaga é nossa. Então, por que alguém toma? É falta de educação, falta de respeito... E se a gente não fizer nada é pior", expressou.
A campanha
A agência The Getz realizou esta campanha em Curitiba-PR na tentativa de demonstrar a importância do respeito aos critérios de estacionamentos reservados para deficientes físicos, intitulando a mobilização de "Esta vaga não é sua nem por um minuto".
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), artigo 181, inciso XVII, estacionar em vagas preferenciais sem portar o cartão especial de identificação é crime de trânsito e passível de multa.
 em 11/04/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.