quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Você está aqui: Jornal do Senado › Edição de 15 de outubro de 2014 › Inclusão
15/10/2014 - Inclusão

Senador exige mais dignidade para as pessoas com deficiência

Enviar notícia por e-mail Imprimir
 
Lei Brasileira da Inclusão, respeito às vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e uma melhor mobilidade no Senado estão entre as bandeiras de Fleury
Para Fleury, o poder público precisa se envolver para efetivar medidas de inclusão Foto: Moreira Mariz
Pedro Pincer
Desde que chegou ao Senado, em julho, Fleury (DEM-­GO) tem, entre as principais bandeiras, a promoção cada vez maior da acessibilidade e da mobilidade urbana tanto nas ruas dos municípios quanto nas dependências da Casa. O Jornal do Senado conversou com o parlamentar, que é cadeirante, a respeito dos projetos dele para a ­melhora da acessibilidade. Outros assuntos abordados foram a Lei Brasileira da Inclusão — novo nome do Estatuto da Pessoa com Deficiência — e as iniciativas que ele tomou para que a população da cidade de Quirinópolis (GO), onde mora, passasse a respeitar, de maneira efetiva, as vagas destinadas às pessoas com deficiência.
Acessibilidade na Casa
“Logo que aqui cheguei, fui muito bem recebido pelo presidente Renan Calheiros, que chegou a me nomear um soldado na luta por essa causa da acessibilidade. As minhas reivindicações vêm sendo atendidas e o secretário-geral da Mesa [Luiz Fernando Bandeira] está acompanhando espontaneamente o processo. Nas comissões permanenentes, por exemplo, todas as portas passaram a permitir o acesso de cadeiras de rodas. Outra coisa que conseguimos foi uma vaga de estacionamento para pessoas com deficiência na Chapelaria, que é a entrada oficial desta Casa. Era uma falta de respeito muito grande com deficientes e idosos a dificuldade que eles tinham de entrar aqui. A bandeira da acessibilidade é a minha principal luta aqui dentro.”
Questão de dignidade 
“Na Câmara, a deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP) já conseguiu. Fiquei impressionado com as mudanças lá. Nós vamos chegar a esse ponto aqui também. Precisamos que todos os órgãos públicos deem dignidade e acessibilidade às pessoas com deficiência. Sempre digo a quem vem conversar comigo que passe um dia na cadeira de rodas. Tenho certeza de que teríamos muitas rampas construídas e  calçadas rebaixadas.”
Poder público
“Essa é uma discussão que deve ter o envolvimento do governo federal, dos estaduais e dos municipais, especialmente destes últimos. As pessoas moram nos municípios. Os prefeitos deveriam padronizar as calçadas, por exemplo. Elas deviam ser antiderrapantes. As prefeituras podiam fazer das calçadas antiderrapantes o símbolo de boa gestão e política pública de inclusão.”
“Respeite”
“O Símbolo Internacional de Acesso sensibiliza a muitos, mas não a todos. O PLS 271/2014 inclui a palavra ‘respeite’ nas vagas destinadas às pessoas com deficiência. Acho que essa palavra vai doer um pouco em quem resolver parar onde não deve. Acredito que se esse projeto for aprovado, vai ficar uma marca minha aqui. Que o povo leia a frase e efetivamente respeite o público-alvo das vagas. Tomei essa iniciativa, pessoalmente, em Quirinópolis, onde moro. O prefeito me autorizou e, pelo levantamento que fizemos, a quantidade de gente que ia estacionar e desistiu após ler a frase foi bastante significativa.”
Bicicletas
“Estamos preparando um projeto que dá incentivo fiscal às empresas que venham a financiar a compra de bicicletas para que os funcionários se desloquem para o trabalho. Brasília, especialmente, oferece essa condição. É importante destacar que cada nova bicicleta tira um carro da rua, o que diminui esse trânsito sufocante que temos, que só desgasta ainda mais o trabalhador.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.