quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Data: Segunda, 06 de outubro de 2014, 10h56
Segunda, 06 de outubro de 2014, 10h56Tamanho do texto A- A+


EDUCAÇÃO / SERVIÇO SOCIAL

Alunos de Cuiabá têm aulas de educação alimentar e nutricional


Uma parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) está possibilitando a alunos de oito escolas de Cuiabá a participação em aulas de educação alimentar e nutricional. Pelo menos 2,5 mil alunos, com idades entre 6 a 12 anos, estão sendo beneficiados com o programa Turminha Cozinha Brasil. 

Por meio de palestras e atividades lúdicas, os alunos aprendem a se alimentar de forma saudável e sobre o consumo consciente, redução do desperdício e reaproveitamento de alimentos.

Segundo a nutricionista Ana Paula Alves, coordenadora do programa, o Cozinha Brasil é voltado para a alimentação saudável de baixo custo, usando o aproveitamento integral de alimentos, incluindo os talos, caules, cascas, folhas e sementes. Além disso, segundo a nutricionista, as receitas são desenvolvidas para prevenir o surgimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como a hipertensão, diabetes, colesterol alto e obesidade.

A escola Octayde Jorge da Silva, do bairro Tancredo Neves, foi uma das unidades beneficiadas com o programa. Pelo menos 13 turmas do 1° ao 5° ano participaram das aulas, sendo beneficiados 350 alunos de 6 a 12 anos de idade.  

Segundo a coordenadora da escola Octayde Jorge, Cleidir Mariene Rondon, os alunos se interessaram muito pelas aulas, o que contribui para que mudem alguns hábitos alimentares. “O mais importante é fazer com que eles se alimentem de forma saudável. Muitos deles gostam de trazer salgadinhos, lanches e refrigerantes para a escola, mas essas aulas orientam sobre o prejuízo que esses alimentos causam para a saúde deles”, explicou a coordenadora. 

As aulas têm duração de seis horas. Após a aula teórica, os alunos foram para a cozinha, onde aprenderam como preparar os alimentos. Depois, provaram o suco de couve e o patê de abóbora. “A aceitação por esses alimentos foi muito grande, eles até pediram para repetir”, disse a coordenadora. 

Uma das nutricionistas que acompanham o projeto nas escolas, Thais Paes, explica que o objetivo das aulas é fazer com que os alunos tenham interesse maior por certos alimentos, que geralmente não fazem parte do cardápio diário, mas que são importantes para a saúde.

“Muitos alunos têm pouca informação sobre o poder nutricional dos alimentos e a proposta do programa é justamente levar essas informações a eles, que, posteriormente, levarão para os pais”, informa a nutricionista.  

A aluna Alline de Macedo Câmara, 9 anos, foi uma das alunas que participou da aula e saiu satisfeita com o que aprendeu. “Aprendi que cuidar bem da higiene do corpo e da minha alimentação evita que eu fique doente. Agora eu vou diminuir o doce, porque sei que comer demais faz mal”, disse a garota. 

Depois de provar o patê de abóbora e achar muito bom, Patrick Augusto da Costa, 9 anos, descobriu que antes de rejeitar um alimento é preciso experimenta-lo. “Eu também aprendi que escovar os dentes, cortar as unhas, tomar banho e lavar os cabelos, são hábitos que devem ser feitos todos os dias”. 

"Os alunos estão descobrindo que ter uma alimentação saudável não é tão difícil", é o que observa a professora do 3º ano, Aparecida Conceição Benetolli. “Trabalhamos com eles, desde o início do ano, ensinamentos sobre alimentação saudável e para que evitem o desperdício de alimentos. O projeto aprimorou nossas aulas”, explica a professora. 

As escolas municipais beneficiadas com o programa são a Onofre de Oliveira, Jescelino José Reinner, Silvino Leite, 12 de Outubro, Guilhermina de Figueiredo, Octayde Jorge, Antônia Tita e Pedrosa de Moraes. 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.