quarta-feira, 1 de outubro de 2014

RedeTVi - Notícias - 01/10/2014 - 04h50

Dia do Idoso: ONU destaca importância dos idosos para a sociedade

Redação/RedeTV!
  
Redação/RedeTV! - (Foto: ABr)
 
 

secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, afirmou que os idosos desempenham um papel cada vez mais importante na sociedade, já que crescem em número e os cuidados com a saúde melhoram em algumas partes do mundo.

A afirmação foi feita para marcar o Dia Internacional das Pessoas Idosas, celebrado nesta quarta-feira (1º). De acordo com o chefe das Nações Unidas, a estimativa é que o número de pessoas idosas chegue a 2 bilhões em 2050.

O secretário-geral afirmou ainda que o aumento da longevidade humana representa "uma das maiores transformações e desafios dos nossos tempos". Ban Ki-Moon alerto que, se o mundo não conseguir acompanhar o ritmo das tendências demográficas em mudança, será difícil alcançar  um futuro sustentável, seguro e satisfatório para todas as gerações.

Apesar das conquistas dos idosos nos últimos anos e da contribuição para o desenvolvimento econômico e social, Ban destacou que ainda há discriminação e exclusão das pessoas idosas. O chefe da ONU fez um apelo aos governos e pessoas em todo mundo, para que garantam a participação plena dos idosos na sociedade, garantindo que seus direitos e dignidade sejam preservados.

Alerta

Organização Internacional do Trabalho (OIT) alertou para o número de idosos que não recebem aposentadoria no mundo todo. Segundo a organização, 48% das pessoas com mais de 60 anos estão nessas condições. A OIT alertou ainda que, para grande parte ds 52% que recebem o benefício, ele não é suficiente. 

Já no Brasil, 86% dos idosos recebem aposentadoria, um número bem acima da média mundial. Uma das ações que ajudaram a melhorar a qualidade de vida dos idosos brasileiros foi a implantação, há exatos onze anos, do Estatuto do Idoso, que apesar de ainda ter algumas coisas para serem colocadas em prática, já conseguiu melhorar bastante a vida das pessoas com mais de 60 anos.

Fonte:http://m.redetv.uol.com.br/noticias/Noticia.aspx?4,118,651825,Dia-do-Idoso-ONU-destaca-importancia-dos-idosos-para-a-so

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.