terça-feira, 14 de outubro de 2014

Organização Mundial da Saúde/Desastres/Cuidados com Pessoas Idosas

Idosos são destaque do Dia Internacional para Redução de Riscos de Desastre

Ouvir / Baixar
Organização Mundial da Saúde diz que é preciso dar mais atenção às pessoas na terceira idade antes, durante e após situações de emergências em desastres naturais e outras crises humanitárias.

Idosa no Haiti. Foto ONU/Marco Dormino
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.
As Nações Unidas marcam neste 13 de outubro o Dia Internacional para Redução de Riscos de Desastre destacando a situação de pessoas idosas em meio a emergências.
Em comunicado, a Organização Mundial da Saúde, OMS, juntou-se a outras agências internacionais para pedir mais atenção antes, durante e após crises humanitárias. O tema deste ano é "Idosos e Desastres".
Informações
O diretor de Gerenciamento de Risco e Resposta Humanitária da OMS disse que os idosos não estão recebendo a assistência de que precisam em casos de desastres naturais. Rick Brennan contou que isso tem se repetido em várias situações de crises, nos últimos anos.
Especialistas afirmam que os idosos acabam tendo que arcar com responsabilidades da família em épocas de emergências, além disso são eles que também dão informações aos que respondem às catástrofes.
Para a OMS, os países têm de reforçar suas ações de planejamento e preparação como, por exemplo, medidas de evacuação que levem em conta a situação dos idosos.
Japão e Estados Unidos
O problema existe também em países desenvolvidos. Em 1995, durante o terremoto de Kobe, no Japão, mais da metade das mortes imediatas ocorreu entre pessoas com mais de 60 anos.
No tremor de 2011, 57% dos mortos no Japão tinham 65 anos ou mais. E sete em cada 10 vítimas do furacão Katrina, nos Estados Unidos, em 2005, eram idosos.
A pobreza é um outro fator de risco para as pessoas na terceira idade. Nos países em desenvolvimento, quase 80% dos idosos são afetados pela pobreza.
2050
A maioria vive em condições inseguras, em áreas de risco e não têm como fugir rapidamente dos desastres.
O acesso a medicamentos, água, energia e alimentos também é mais difícil em situações de emergência para quem vive na terceira idade.
Para a OMS, é hora de tratar o tema com urgência, uma vez que mais de 11% da população mundial têm mais de 60 anos.
Em 2050, ese número irá dobrar, representando quase 2 bilhões de pessoas.
Fonte: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2014/10/idosos-sao-destaque-do-dia-internacional-para-reducao-de-riscos-d

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.