quinta-feira, 16 de outubro de 2014

A velhice é um tempo de graça: Papa Francisco encontrando os idosos

"Agradeço de maneira especial a presença do Papa Emérito Bento XVI. Eu disse tantas vezes que gostaria que Ele habitasse aqui no Vaticano porque a sua presença é como ter um avó sábio em casa. Obrigado" - Palavras do Papa Francisco dirigidas ao Papa emérito Bento XVI, no encontro com os idosos, esta manhã na Praça de S. Pedro.

No seu discurso, o Santo Padre recordou que "a velhice é um tempo de graça na qual o Senhor nos renova a sua chamada: chama-nos a cuidar e a transmitir a fé, a rezar e sobretudo a interceder. Chama-nos a estar próximos dos que precisam. Mas os idosos, os avós, têm uma capacidade para compreender as situações mais difíceis e quando rezam por estas situações, a sua oração é forte, é potente".

"Por conseguinte, salientou ainda o Papa, cabe aos avós que tiveram a graça de poder conhecer e ver os seus netos, a tarefa de transmitir a experiência da vida, a história da família, da comunidade, de um povo, partilhar com simplicidade essa sabedoria e a mesma fé como uma herança preciosa."

O Santo Padre recordou ainda que nos países onde a perseguição religiosa foi cruel, como foi no caso da Albania, país que o Santo Padre visitou no domingo passado, nestes países, disse o Papa, foram os avós que levaram às escondidas as crianças para serem baptizadas, para lhes transmitirem o dom da fé. Desta forma os avós conseguiram salvar a fé em Cristo durante o periodo da perseguição.

Infelizmente, salientou o Santo Padre, nem sempre o avó, a avô, têm uma família pronta para os acolher. Então neste caso são bem vindas as Casas, os Lares para os idosos, desde que sejam autênticas casas e não prisões para os idosos. Mas sobretudos que estas casas sejam realmente para os idosos e não para os interesses de alguém.

Finalmente, o Papa Francisco recordou que os cristãos juntamente com todos os homens e mulheres de boa vontade são chamados a construir com paciência uma sociedade diversa, mais acolhedora, mais humana, mais inclusiva. E lembrou que um povo que não cuida dos seus idosos, dos seus avós e sobretudo os maltrata, é um povo sem futuro, pois que está privado de memória, vive separado das próprias raízes. Cabe portanto aos cristãos, manterem viva estas raízes familiares.
Fonte:http://www.radioecclesia.org/index.php?option=com_flexicontent&view=items&cid=247:igreja-pelo-mundo&id=15343:a-vel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.