quinta-feira, 2 de outubro de 2014

TER, 30 DE SETEMBRO DE 2014 10:04      ACESSOS: 316
Imprimir PDF
    


Foto:  Wikimedia Commons
Mais um motivo para fazer exercícios físicos.
Um estudo inédito, feito na Suécia, mostra que a prática de atividades físicas faz o corpo expelir um composto que provoca depressão.

Uma série de alterações metabólicas acontece em cadeia, durante os exercícios, principalmente no tecido muscular esquelético, que consegue retirar do sangue uma substância que se acumula em situações de estresse e é altamente prejudicial ao cérebro

A descoberta saiu na revista científica  , na semana passada, e foi feita por um grupo de pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia.

A pesquisa 
Liderados por Leandro Agudelo, os cientistas chegaram a essa conclusão após experimentos com camundongos.
Eles partiram do conhecimento de que, durante a prática de exercícios, a PGC-1alpha1 se acumula no tecido muscular esquelético.

Essa proteína é mediadora do benefício do condicionamento muscular a partir da prática de atividades físicas.
Com essa constatação em mente, os pesquisadores produziram cobaias geneticamente modificadas para ter alto nível de PGC-1alpha1, simulando os resultados químicos de um organismo com músculos bem treinados.

Animais modificados e normais foram expostos a situações de estresse, como ruído alto, luzes piscando e inversão do ritmo circadiano (dia/noite) em intervalos irregulares.
Após cinco semanas de estresse leve, os camundongos sem alteração genética desenvolveram comportamento depressivo. Os modificados, não.

Resultado
Ao analisar mais profundamente as alterações metabólicas nas cobaias, os pesquisadores descobriram que as com alta concentração da proteína também tinham índices mais elevados de enzimas KAT, responsáveis por converter a quinurenina, uma substância formada durante o estresse, em ácido quinurênico.

Essa transformação é benéfica ao cérebro.
Portanto, exercícios previnem a depressão e ajudam a baixar os níveis de tristeza de quem convive com a doença.

Com informações do Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.