sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A dura realidade de quem não conta com o apoio de uma família (pais, irmãos)

Foram mais de sessenta anos construindo uma família e minha liberdade.

   Sou Domingas, de 70 anos. Eu tinha três anos, minha mãe ficou tuberculosa. O pai cuidando dela,  adoeceu também. Órfã, fui ficando de casa em casa de parentes por uns tempos, sem um lar, longe das irmãs, com o mesmo destino. Fazendo o serviço doméstico, consegui aprender a ler, mas escrevo mal. Aos nove anos, a dona da casa, minha tia, faleceu subitamente, deixando dois filhos pequenos. Assumi a tarefa da criação destas crianças e todo o serviço da casa, até meus vinte e quatro anos. Eu me sentia velha, sem idade para casar. Conheci um moço que morava próximo, sozinho, baiano, com vinte e oito anos, também se achando velho demais para casar. “Namoro” de dois meses, fuga para casar. Neste momento, foi a única saída. Sentia muitas saudades de meus dois filhos “criados” Nosso casamento não fluía bem, ele era truculento demais, brigávamos. Eu tinha extrema facilidade para engravidar, chegamos aos cinco filhos, e eu sofria quando ele espancava as crianças. Pacientemente esperei que cada um construísse seu canto, sua família. Ele resolveu morar em uma casinha nossa, no interior. Junto conosco morava a filha mais nova, seu marido, a neta. Perguntou: Eu escolhia o casamento, ou a família? Respondi que os filhos são a minha vida. Ele se foi, faz oito anos. Nos primeiros meses eu achava que ia voar, de tão livre que me sentia, uma delícia completa poder andar pelas ruas, ver vitrines, comer em um restaurante. Faz seis meses que freqüento todos os dias o CIVI (Clube do vovô). Faço Pilates, Hidroginástica, Dança Circular, Ginástica na areia. Moro próxima de todos os filhos. O marido quis “voltar”, várias vezes, eu não.

“A liberdade é a possibilidade do isolamento. Se te é impossível viver só, nasceste escravo.” Fernando Pessoa. Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail: bfritzsons@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.