quinta-feira, 14 de agosto de 2014

FELICIDADE

Fórmula da felicidade está ligada a expectativa menor na vida, diz estudo

Do UOL, em São Paulo
06/08/201406h00
Compartilhe523
 Imprimir Comunicar erro
  • Thinkstock
    A chave para a felicidade geral: equação matemática ajuda a prever reações e grau de felicidade
    A chave para a felicidade geral: equação matemática ajuda a prever reações e grau de felicidade
A felicidade de 18.000 pessoas foi medida por uma equação desenvolvida pelos pesquisadores da University College London, no Reino Unido, com resultados que apontam que a felicidade depende não apenas de quão bem vão as coisas, mas principalmente se estão melhor do que o esperando.
Os pesquisadores da UCL descobriram que recompensas como dinheiro não são um elemento fundamental para prever a felicidade. Em lugar disso, a chamada felicidade momento-a-momento depende mais das nossas expectativas em relação a alguma coisa.
Quando fazemos uma escolha e como consequência temos um resultado melhor do que o esperado, ficamos mais felizes, dizem os pesquisadores.
O estudo, publicado no "Proceedings of the National Academy of Sciences", investigou a relação entre felicidade e recompensa, e os processos neurais que desencadeiam sentimentos que são muito importantes para nossa experiência consciente –como é o caso da felicidade.
Antes do estudo, sabia-se que fatos referentes à vida de uma pessoa afetam a felicidade do indivíduo, mas pesquisadores ainda não haviam apontado exatamente como pessoas felizes tendem a se comportar à medida que tomam decisões e precisam lidar com as consequências de suas escolhas.
Ampliar

Coloque dez dicas em prática para simplificar a vida e ser mais feliz10 fotos

1 / 10
Planeje umas férias em casa. Não precisa gastar dinheiro nem ir para longe para relaxar e passar uns dias diferentes. Fique em casa e redescubra a sua região, visite museus e parques. Fuja da rotina, mas em casa. Leia mais Getty Images
Para o estudo, os cientistas escolherem 26 pessoas. Elas tinham de participar de um jogo em que cada decisão poderia valer uma quantidade em dinheiro ou a perda do capital. Os pesquisadores perguntavam então "quão feliz você está agora?". Medindo a atividade neural dos participantes, os cientistas construíram um modelo computacional no qual a felicidade relatada estava ligada às recompensas e expectativas.
Ao medir a área do cérebro chamada striatum, que tem conexões com os neurônios da dopamina, os pesquisadores puderam prever as mudanças na felicidade momento-a-momento. Os achados da pesquisa apontam a possibilidade de que a dopamina possa ter um papel na determinação da felicidade.
O modelo foi então testado então em 18.420 participantes no jogo "O que me faz feliz?", um aplicativo de smartphone desenvolvido pela universidade chamado "O Grande Experimento do Cérebro".
Os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir que a mesma equação poderia ser usada para prever quão felizes os participantes do jogo poderiam se sentir durante o jogo –mesmo que pudessem ganhar pontos e não mais dinheiro.
"Nós esperávamos ver que recompensas recentes poderiam afetar a felicidade momento-a-momento, mas ficamos surpresos ao descobrir como as expectativas têm um papel importante em determinar a felicidade", afirma o principal autor do estudo, Dr. Robb Rutledge, do Centro para Neuroimagem da Fundação UCL Wellcome.
"Nas situações do mundo real, as recompensas associadas com as decisões da vida, como começar um novo trabalho ou se casar geralmente não são percebidas durante muito tempo. Nossos resultados sugerem que as expectativas relacionadas com essas decisões, boas e más, têm um grande efeito  na felicidade", afirma.
"O cérebro tenta adivinhar o que deveríamos fazer para conseguir recompensas, então todas as decisões, expectativas e o resultado das escolhas são informações que ele usa para garantir que tomará decisões acertadas no futuro. Todas as expectativas e recompensas se combinam para determinar o seu estado atual de felicidade."
"A vida é cheia de expectativas –seria difícil tomar boas decisões sem perceber, como por exemplo, qual é seu restaurante preferido. Normalmente se diz que você será mais feliz se suas expectativas forem mais baixas. Nós achamos que existe alguma verdade aí: ao ter expectativas menores, as chances de que o resultado pode exceder essas expectativas e, portanto, ter um impacto positivo na felicidade são maiores", diz o especialista.
Rutledge lembra, porém, que as expectativas também podem afetar nossa felicidade mesmo antes que conheçamos o resultado de uma decisão. "Se você tem planos para encontrar um amigo no seu restaurante favorito, aquelas expectativas positivas podem aumentar sua felicidade logo que você decidir fazer isso. A nova equação captura esses efeitos diferentes que são resultado das expectativas e permitem que nós consigamos prever a felicidade baseados nos efeitos combinados de muitos fatos anteriores."
O uso do aplicativo permitiu à universidade explorar um número muito maior de respostas –ampliando o espectro da pesquisa. Os cientistas acreditam que quantificar estados subjetivos matematicamente poderia ajudar médicos a entender melhor as desordens associadas às mudanças de comportamento, ao perceber como sentimentos relatados por quem se submeteu à pesquisa flutuam em relação a pequenas vitórias e derrotas.
Uma compreensão melhor de como o humor é determinado pelos eventos da vida e pelas circunstâncias, e como difere nas pessoas que sofrem de disordens comportamentais ajudará a desenvolver tratamentos mais efetivos, concluem os pesquisadores.
Ampliar

Filosofia e felicidade: o que é ser feliz segundo os grandes filósofos do passado e do presente9 fotos

9 / 9
Retratado aqui numa imagem da história em quadrinhos "Logicomix", sobre sua vida e obra, o filósofo inglês Bertrand Russell trouxe de volta a felicidade ao âmbito da reflexão filosófica. Em "A conquista da felicidade", ele põe em ação o método da investigação lógica para descobrir o que pode fazer alguém feliz. Em síntese, ele conclui que é preciso deixar de lado o egocentrismo e abrir-se para o maior número de interesses e de relações, tanto com as coisas quanto com outras pessoas. Leia mais Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.