quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Caso real, 86 anos e ligadíssima, em tudo e todos!

VIVER  AS OPORTUNIDADES? SEMPRE!
RECLAMAR? NUNCA!


   “Sou Margarete, de 86 anos, viúva há dez anos, com 5 filhos, 9 netos e 2 bisnetas. Amigas  próximas, também nos seus oitenta e poucos anos, não tem minha disposição e nem minha agilidade física  – seria resultado da alimentação simples, caseira, pensada? Ou de freqüentar  academia fazendo exercícios duas vezes por semana? Ou de ter uma rede de atenções da família, retribuindo espontaneamente meus cuidados por todos no passado? Ou de eu não perder nenhuma oportunidade de “curtir”  familiares,  amigos, o grupo religioso, eventuais cursos (como informática) e muitas viagens?
   Talvez tenha sido tudo isto junto que me deu forças para enfrentar um câncer intestinal, há dias, e sua retirada cirúrgica. Tive muita sorte, não senti dor, não precisei de analgésicos, radio ou quimioterapia. O médico solicitou que eu não dirigisse, por enquanto – aprendi aos 52 anos, e “passei de primeira”, na prova escrita e na prática!Mas pretendo voltar, respeitando as cautelas que minha idade exige.
   Sempre trabalhei em casa, cuidando da família e costurando para fora, como minha mãe (ela costurava até ternos!) e minha avó também. Queria dar mais conforto para todos. Minha natureza é quieta, mas gosto muito de viajar, tenho a coragem necessária para enfrentar o novo. Meu parceiro não queria me acompanhar, mas me incentivava a ir para onde quisesse. Conheço um pouquinho de Israel, Itália, Espanha, França, Portugal, Holanda, Canadá, Disney (USA), México, Paraguai, Chile! Não perco um convite!
   Se a saúde continuar como está, estou sonhando em estar presente em casamento religioso de pessoa de minha família em setembro, em Portugal!
 
“Se queres ser feliz amanhã, tenta hoje mesmo.” –Liang Tzu. Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga. e-mail:bfritzsons@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.