quinta-feira, 21 de agosto de 2014

INCLUSÃO - Marta Gil (consultoria) - enviou:

Espaço da Cidadania Rua Erasmo Braga, 310 – Presidente Altino – Osasco – SP – CEP: 06213-008
Tel.: 011 – 3685 0915 - e-mail: ecidadania@ecidadania.org.br
Osasco, 21 de agosto de 2014.


Nota do Espaço da Cidadania

Ministro do Trabalho divulga informações da RAIS 2013 omitindo dados sobre Trabalhadores com Deficiência

Aconteceu ontem. O Ministro Manoel Dias apresentou à imprensa os resultados do emprego formal brasileiro em 2013, omitindo os registros sobre Trabalhadores com Deficiência.
O documento que já está no site do Ministério, INCOMPLETO, cria uma lacuna no processo de democratização da instituição, que vinha divulgando estes resultados desde a RAIS – Relação Anual de Informações Sociais – 2007.
Não importa se os números não são majestosos, já que comprovaram até o ano de 2012 como os trabalhadores com deficiência são discriminados no trabalho formal e não chegam a 1% do total de trabalhadores, mas é obrigação do Ministério torná-los público.
Quando anunciou pela primeira vez, em outubro de 2008, a inserção das informações sobre trabalhadores com deficiência na RAIS 2007, o então Ministro Carlos Lupi afirmou: “ a RAIS é a radiografia real do país, porque os dados são fornecidos por todos os estabelecimentos do Brasil”.
Se são fornecidos, porque agora ficaram omitidos?
Com a palavra, o Ministro Manoel Dias e sua chefe, a Presidente Dilma Roussef.


Carlos Aparício Clemente
Coordenador do Espaço da Cidadania
Vice-Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.