segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Síndrome metabólica/afeta 20 a 30% população mundial

Alimentação rica em gordura e açúcar + estresse é a fórmula para adquirir doença metabólica | ABC da Saúde 

Alimentação rica em gordura e açúcar + estresse é a fórmula para adquirir doença metabólica
Síndrome metabólica é uma alteração do metabolismo caracterizada pela presença de pelo menos três de cinco fatores de risco predisponentes, que são:

- baixo nível do colesterol bom (HDL);
- pressão alta;
- triglicerídeos elevados;
- glicose no sangue elevada (glicemia alta); e
- aumento da gordura abdominal (medida pela circunferência da barriga).
Esta síndrome é considerada uma epidemia, afetando de 20 a 30% da população adulta em todo mundo e é responsável pelo aumento do risco de doença cardíaca, diabete e acidente vascular cerebral (derrame).
Em um estudo recente publicado na revista científica Psychoneuroendocrinology é demonstrado que pessoas expostas a estresse crônico e que consomem uma dieta rica em gordura ou açúcar têm um risco maior de desenvolver síndrome metabólica, quando comparadas com pessoas que consomem a mesma alimentação, que é pouco saudável, porém que não foram expostas a estresse.
O estudo contou com a participação de 61 mulheres, 33 delas expostas a uma situação de estresse crônico (cuidar de um parente com demência) e 28 que não tinham exposição a situações de estresse crônico. A alimentação das participantes foi registrada pelo período de 1 ano. Os parâmetros avaliados foram circunferência abdominal e distribuição de gordura, sensibilidade à insulina, tolerância à glicose, marcadores de dano oxidativo provocado pelo aumento de radicais livres e um marcador associado a estresse (Neuropeptídeo Y).
Os resultados da pesquisa indicam que o maior consumo de alimentos com mais gordura e açúcar está associado significativamente com maior circunferência abdominal, maior dano oxidativo e maior resistência à insulina somente nas mulheres do grupo que estava sob estresse crônico.
Apesar das limitações do estudo (tipo caso-controle e registro da alimentação por questionário), os resultados sugerem que há um sinergismo entre a alimentação altamente rica em açúcar e gordura e o estresse crônico no que tange ao desenvolvimento da síndrome metabólica, e que os efeitos metabólicos do estresse podem ser amplificados ou protegidos conforme o tipo de dieta, e vice-versa. Desta forma, abre-se a possibilidade do manejo do estresse como uma ferramenta de auxílio no combate à síndrome metabólica e ganho de peso.
Fonte
  • -Psychoneuroendocrinology, - (2014) 46, 14-22; DOI: 10.1016/j.psyneuen.2014.04.003


Leia Mais: ABC da Saúde http://www.abcdasaude.com.br#ixzz39pNLbuSM 
(c) Copyright 2001-2014 - ABC da Saúde Informações Médicas Ltda 
Follow us: @abcdasaude on Twitter | ABCdaSaude on Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.